NR-1 traz novas obrigações trabalhistas para as empresas a partir de maio
Ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e os cartões de crédito bloqueados é um pesadelo para muitos brasileiros. Essa medida, que impede o direito de dirigir e limita o acesso ao crédito, pode ser aplicada em casos de dívidas não quitadas. Mas você sabe quando isso realmente acontece?
Apesar de gerar apreensão, o bloqueio da CNH e dos cartões de crédito é uma medida extrema e só é utilizada em situações específicas, como último recurso na cobrança de dívidas. É fundamental entender os critérios e as regras que envolvem esse processo para evitar surpresas desagradáveis e proteger seus direitos.
É importante entender que o bloqueio da CNH e de cartões de crédito por dívidas é uma medida extrema, utilizada apenas em casos específicos e como último recurso.
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a CNH pode ser bloqueada em caso de dívidas, mas apenas sob condições específicas:
A princípio, qualquer dívida que gere um processo judicial de execução pode levar ao bloqueio da CNH, desde que as condições acima sejam cumpridas. No entanto, dívidas de valor muito baixo, como contas de consumo, dificilmente levarão a essa medida.
O bloqueio de cartões de crédito geralmente ocorre por falta de pagamento da fatura. Nesse caso, o banco pode tomar as seguintes medidas:
A melhor forma de evitar o bloqueio da CNH e dos cartões é manter as contas em dia e evitar o acúmulo de dívidas. Caso esteja enfrentando dificuldades financeiras, procure os credores para negociar as dívidas e buscar soluções amigáveis.
Lembre-se, o bloqueio da CNH e dos cartões de crédito é uma situação que pode ser evitada com planejamento financeiro.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
A legislação atual estabelece que a falência da sociedade com sócios ilimitadamente responsáveis também acarreta…
IOB Emissor agora oferece Calculadora de Preços! Nova funcionalidade ajuda empresas a recalcularem margens e…
Benefício pode ser pago em duas etapas e todo trabalhador de carteira assinada tem direito
A idade sozinha não garante o benefício; o fator decisivo é a condição de saúde…
Com a proximidade da Reforma Tributária, que passa a vigorar com mudanças estruturais nos próximos…
O ano de 2026 deve consolidar um novo capítulo para a economia brasileira, marcado por…