Connect with us

Fique Sabendo

CNH mais barata e rápida: Entenda as novas regras do Contran

Autor: Mariana Freitas

Publicado em

Mulher sorrindo enquanto dirige um carro

Nesta segunda-feira (1) o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou uma nova resolução que muda o processo atual de conseguir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A principal mudança é o fim da obrigatoriedade de frequentar autoescola, o que, segundo o Ministério dos Transportes, pode reduzir em até 80% o custo para o futuro motorista.

Quando começa a valer?

As novas regras que pretendem alterar e reestruturar a maneira como é tirado a CNH, entram em vigor quando forem publicada no Diário Oficial da União.

Abertura será 100% digital

A abertura do processo de habilitação será feita direto pelo site do Ministério dos Transportes ou por meio do app Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Aulas práticas reduzidas

O número mínimo de aulas práticas obrigatórias foi reduzido de 20 horas-aulas para apenas 2 horas. Além disso, o candidato poderá usar o carro próprio para as aulas práticas.

O candidato poderá escolher entre:

  • Autoescolas tradicionais
  • Instrutores autônomos credenciados pelos Detrans
  • Preparações personalizadas

>>> Junte-se ao canal do Jornal Contábil no WhatsApp. Clique e siga agora!

Como vai ficar a parte teórica?

Umas das grandes mudanças e que se tornou extremamente debatido é sobre como será feito a etapa teórica. O Ministério dos Transportes irá oferecer todo o conteúdo teórico gratuitamente e de forma online.

Caso o indivíduo prefira optar por aulas presenciais, poderá buscar diretamente em autoescolas ou instituições credenciadas, porém de forma opcional.

Provas continuam sendo obrigatórias

Apesar da flexibilização, o candidato ainda deve realizar provas tanto teórica quanto prática. Essas etapas continuam sendo obrigatórias para retirar a CNH. Outros procedimentos presenciais, como o exame médico, continuarão sendo feitos no Detran.

Instrutores Autônomos serão regulamentados

Os instrutores independentes serão autorizados e fiscalizados pelos órgãos estaduais, seguindo critérios unificados. Toda a identificação e acompanhamento desses profissionais será integrado à Carteira Digital de Trânsito.

Segundo o Ministério dos Transportes, a reformulação do processo de habilitação busca diminuir as barreiras financeiras e dar mais acesso à CNH. Com o fim da obrigatoriedade das autoescolas, o governo espera atrair quem antes deixava de tirar habilitação por limitações econômicas.

Leia mais:

Há 2 anos faz parte da equipe de Redação e Marketing do Jornal Contábil, colaborando com a criação de conteúdo, estratégias de engajamento e apoio no fortalecimento da presença digital do portal.

Mais lidas

@2025 - Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por Jornal Contábil