CNH / imagem: freepik
Nesta segunda-feira (1) o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou uma nova resolução que muda o processo atual de conseguir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A principal mudança é o fim da obrigatoriedade de frequentar autoescola, o que, segundo o Ministério dos Transportes, pode reduzir em até 80% o custo para o futuro motorista.
As novas regras que pretendem alterar e reestruturar a maneira como é tirado a CNH, entram em vigor quando forem publicada no Diário Oficial da União.
A abertura do processo de habilitação será feita direto pelo site do Ministério dos Transportes ou por meio do app Carteira Digital de Trânsito (CDT).
O número mínimo de aulas práticas obrigatórias foi reduzido de 20 horas-aulas para apenas 2 horas. Além disso, o candidato poderá usar o carro próprio para as aulas práticas.
O candidato poderá escolher entre:
>>> Junte-se ao canal do Jornal Contábil no WhatsApp. Clique e siga agora!
Umas das grandes mudanças e que se tornou extremamente debatido é sobre como será feito a etapa teórica. O Ministério dos Transportes irá oferecer todo o conteúdo teórico gratuitamente e de forma online.
Caso o indivíduo prefira optar por aulas presenciais, poderá buscar diretamente em autoescolas ou instituições credenciadas, porém de forma opcional.
Apesar da flexibilização, o candidato ainda deve realizar provas tanto teórica quanto prática. Essas etapas continuam sendo obrigatórias para retirar a CNH. Outros procedimentos presenciais, como o exame médico, continuarão sendo feitos no Detran.
Os instrutores independentes serão autorizados e fiscalizados pelos órgãos estaduais, seguindo critérios unificados. Toda a identificação e acompanhamento desses profissionais será integrado à Carteira Digital de Trânsito.
Segundo o Ministério dos Transportes, a reformulação do processo de habilitação busca diminuir as barreiras financeiras e dar mais acesso à CNH. Com o fim da obrigatoriedade das autoescolas, o governo espera atrair quem antes deixava de tirar habilitação por limitações econômicas.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Mensagens exigindo pressa e prazos de minutos são sinal de golpe: a Receita Federal nunca…
Sistema foi totalmente remodelado para oferecer mais segurança, controle e transparência
O MEI pode economizar até 40% em comparação com a contratação como pessoa física
Trata-se de um processo de identificar e atribuir a cada produto um código numérico padronizado,…
Trabalhadores podem procurar as Superintendências de Trabalho para efetuar a reclamação por atraso no pagamento…
Funcionalidade estará disponível ao público em fevereiro