Conforme as normas atuais, após o término do tempo de validade da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), o motorista possui até 30 dias para efetivar a renovação do documento. No entanto, tudo indica que este prazo será estendido, de modo que irá garantir o dobro do tempo para cumprir com a respectiva obrigação.
Isso é o que diz o Projeto de Lei aprovado pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, no último dia 26 de maio. Segundo a proposta de autoria do deputado Bruno Ganem (PODE-SP), a ideia é que os habilitados tenham 60 dias para renovar a carteira de motorista, após o seu vencimento.
O texto vem como um substitutivo ao Projeto de Lei 2496/22, do deputado José Nelto (PP-GO). No momento, o PL de proposto por Ganem tramita em caráter conclusivo, e será encaminhado para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) do Senado Federal.
De acordo com o autor da proposta, “ao estender o prazo para 60 dias estaremos dando uma folga para que os condutores possam organizar melhor o seu tempo para realizar os novos exames de aptidão física e mental”, argumentou Ganem.
É importante ressaltar que, para que qualquer proposta dessa natureza seja devidamente autorizada e se torne lei, é necessário que seja aprovada tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado Federal, e, por fim, que receba a sanção do presidente da República.
Lembrando que nos últimos anos entraram em vigência diferentes alterações envolvendo a CNH, dentre elas, estão os prazos de validade do documento. Atualmente, ao obter a carteira definitiva ou renovar a habilitação, estarão válidos os seguintes prazos:
Faixa Etária | Validade da CNH |
Menos de 50 anos | 10 anos |
50 a 69 anos | 5 anos |
70 anos ou mais | 3 anos |
Motoristas que permanecem conduzindo com a habilitação vencida, estarão sujeitos a penalidades e consequências legais. A CNH é um documento obrigatório para dirigir veículos automotores no Brasil, e sua validade está vinculada à data de expiração indicada no documento.
Conforme o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), o motorista que não renovou a carteira no prazo estipulado, e continua conduzindo um veículo automotor, estará cometendo uma infração gravíssima. Como consequência, o infrator deverá pagar uma multa de R$ 293,47, além resultar no acúmulo de 7 pontos na CNH.
É fundamental lembrar que a CNH é um documento que atesta sua capacidade e conhecimento para conduzir veículos de forma segura. A renovação periódica é necessária para garantir que os motoristas estejam atualizados sobre as leis de trânsito e aptos a dirigir de forma responsável.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…