Chamadas
CNPJ – Quais as vantagens e direitos em abrir uma pessoa jurídica?
Abrir CNPJ é uma excelente ideia para quem deseja aproveitar uma carga tributária potencialmente menos densa e garantir total conformidade para o seu negócio ou profissão como uma pessoa jurídica. Mas, o que você precisa fazer para tal e o que realmente ganha com isso?
Confira, no artigo que preparamos para você, aqui no blog da Roca!
Antes de obter um CNPJ, é preciso ficar atento ao tipo de empresa que você deseja abrir. Alguns segmentos podem ser cadastrados como Microempreendedores Individuais – MEI, e nesse caso têm direito ao Simples Nacional, um regime de tributação que é muito vantajoso para empresários desse porte.
Somente depois de entender a natureza do negócio e as possibilidades, o empresário poderá se preocupar em como abrir CNPJ. Vale destacar que tudo isso deve ser feito com o acompanhamento de um contador, pois agir sem o auxílio de um profissional especializado submete o empresário ao risco de ter uma carga tributária absurda incidindo sobre sua atividade.
Como obter um CNPJ?
O CNPJ, ou Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, é obtido exclusivamente no site da Receita Federal, por meio de programa específico disponibilizado pelo órgão. Após a inscrição, o empresário enviará os documentos por SEDEX ou os apresentar à unidade da Receita de seu município.
É necessário cumprir esses passos e aguardar a emissão do seu CNPJ. No caso do MEI, o microempreendedor deve acessar o Portal do Empreendedor e se inscrever, pagar uma taxa e esperar o CNPJ ser emitido.
Não costuma demorar, e assim que o CNPJ ficar pronto, você terá todos os direitos que uma pessoa jurídica tem!
Mas, afinal, que direitos são esses?
Bom, para começar, a pessoa jurídica pode emitir notas fiscais, comprovando a prestação de serviços ou venda de produtos aos clientes, o que aumenta a confiabilidade perante os clientes e torna tudo muito mais profissional e seguro.
Além disso, como pessoa jurídica também surge a possibilidade de ter a carga tributária que incide sobre sua atividade reduzida, pois normalmente as vantagens tributárias em ser PJ são bem maiores do que as de uma pessoa física.
É claro que o seu caso precisará ser analisado por um contador, dessa forma, você terá certeza sobre seu regime tributário e outros aspectos importantes do seu negócio.
No fim das contas, abrir CNPJ não é uma missão impossível, basta entender o tipo de empresa que será aberta e o regime tributário no qual ela será enquadrada – isso é determinante e seguir sem a ajuda de um profissional de contabilidade é potencialmente desastroso.
Por fim, lembre-se: a contabilidade não te ajudará apenas a abrir CNPJ e te guiará em relação aos impostos. Essa é uma importante ferramenta, que servirá como um pilar para a sua gestão e te fornecerá dados importantes para conduzir o negócio de forma estratégica e benéfica, visando o desenvolvimento da sua empresa de forma equilibrada e segura.
Conteúdo via Roca Contábil
-
Contabilidade4 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional5 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Simples Nacional2 dias ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Reforma Tributária4 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Negócios4 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Simples Nacional2 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
Contabilidade4 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
CLT4 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep