O Ministério da Gestão e Inovação (MGI) detalhou, nesta segunda-feira (28), o aguardado Concurso Nacional Unificado (CNU) de 2025. Ao todo, serão ofertadas 3.352 vagas distribuídas por 35 diferentes órgãos federais.
Os candidatos passarão por duas etapas de avaliação. A primeira fase, com provas objetivas, está marcada para o dia 5 de outubro de 2025. Já a segunda fase, que consistirá em provas discursivas, será realizada em 7 de dezembro de 2025.
O edital completo com todas as informações relevantes sobre o concurso será publicado em julho deste ano, e a divulgação dos resultados finais está prevista para fevereiro de 2026.
Do total de vagas, 2.180 são para preenchimento imediato. Desse montante, 1.672 destinam-se a candidatos com nível superior e 508 para profissionais de nível intermediário. Adicionalmente, o concurso contará com um cadastro de reserva com 1.172 oportunidades.
Entre os órgãos participantes, o Ministério da Gestão se destaca com a oferta de 500 vagas. O Ministério das Cidades também participa, com 15 vagas, todas de nível superior.
Outras pastas federais também abrirão oportunidades: o Ministério do Desenvolvimento Agrário disponibilizará 64 vagas, enquanto o Ministério do Turismo oferecerá 8.
O Ministério da Fazenda contará com 30 oportunidades. Já os comandos das Forças Armadas somam 361 vagas, sendo 90 para a Aeronáutica, 131 para o Exército e 140 para a Marinha. O Hospital das Forças Armadas também terá um número significativo de vagas, com 130 oportunidades, das quais 100 são para nível superior e 30 para nível intermediário.
Leia também:
O Concurso Nacional Unificado (CNU) de 2025 trará a implementação de um sistema de bonificação para candidatas do sexo feminino nas etapas iniciais do certame.
Outra mudança é que a tradicional folha de respostas será substituída por um sistema moderno de código de barras, o que promete agilizar e facilitar a identificação dos candidatos.
A definição da banca organizadora responsável pela aplicação do concurso está em fase final. A homologação dos resultados finais será em junho de 2026.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…