CNU: Confira as vagas para contabilidade
O Concurso Nacional Unificado (CNU) de 2025 terá 41 vagas para o cargo de contador, que serão distribuídas entre oito órgãos de administração pública federal. A estimativa salarial é de R$ 7.159,87, valor válido a partir de abril de 2026. A seleção faz parte do novo modelo de recrutamento unificado do governo federal, que visa democratizar o acesso ao serviço público e otimizar os processos seletivos.
As oportunidades para contadores estarão distribuídas da seguinte forma:
A distribuição mostra a demanda por profissionais da contabilidade no setor público, que são fundamentais para garantir transparência e controle na gestão de recursos públicos.
Os salários iniciais são de R$ 7.159,87 para contadores, e passarão a valer a partir de abril de 2026, conforme a proposta salarial do governo federal. Atualmente, os vencimentos devem variar de acordo com o órgão responsável, mas os aprovados também terão direito a benefícios como:
Ao todo, o Concurso Nacional Unificado 2025 ofertará 3.652 vagas, sendo:
Um dos costumes do CNU é a organização por blocos temáticos, agrupando cargos semelhantes para facilitar a escolha dos candidatos. Dois desses blocos serão destinados a cargos de nível médio. A divisão completa será divulgada no edital oficial, ainda sem data prevista.
Os candidatos ao cargo de contador devem se preparar com base em disciplinas específicas e gerais, como:
Se preparar antes é essencial para alcançar um bom desempenho neste modelo de prova.
O edital do CNU 2025 ainda não possui data confirmada, mas será publicado no site do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e no Diário Oficial da União (DOU).
Optar pela carreira no setor público como contador oferece uma série de vantagens em relação ao setor privado. Além da estabilidade empregatícia, os servidores contam com uma progressão de carreira, o que garante previsibilidade e crescimento profissional.
Outro ponto importante é o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional, já que as jornadas de trabalho têm cargas horárias menores e bem definidas em comparação com empresas privadas. Além disso, são disponibilizados cursos e programas promovidos pelos próprios órgãos federais aos funcionários do setor público, sendo assim uma ótima oportunidade para aperfeiçoamento e capacitação.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Ficar atento aos direitos autorais faz parte do papel do contador para orientar seus clientes
Quer saber quanto é o valor pago pelo INSS pelo auxílio-acidente? Veja aqui.
Trata-se da entrada em produção do Módulo de Administração Tributária que traz impacto para a…
Plano de saúde para MEI pode ser a alternativa mais econômica para microempreendedores que desejam…
O DAS Avulso é uma guia que reúne em um único documento os impostos municipais,…
Este lote vai beneficiar 214 mil contribuintes.