Código 310: INSS realiza descontos de alguns benefícios sem comunicar aos segurados

O Instituto Nacional do Seguro Social tem feito descontos nos proventos de aposentados e pensionistas, sem comunicar os segurados. A dedução acontece de forma unilateral, aparecendo de surpresa na conta, por isso é preciso que os beneficiários fiquem atentos aos seus extratos bancários. 

Acompanhe o artigo e entenda mais sobre esse tema.

Como é possível identificar esse desconto do INSS?

A dedução é conhecida como: código 310 – desconto de consignação no Imposto de Renda.

O INSS pode descontar valores dos benefícios de seus segurados, sem antes comunicá-los?

Apesar de o INSS não avisar aos seus segurados sobre os descontos, ele está seguindo a lei nº8.213/91, no artigo 115 que concede autorização para o instituto promover essas deduções. Portanto, a única maneira que aposentados e pensionistas têm  de ter o controle dessas reduções é fazendo a verificação periódica da conta.

Existe um motivo para que essas deduções aconteçam?

As deduções ocorrem por consignação no Imposto de Renda (código 310), porém não há clareza no método, pois o instituto não permite que avisem o motivo da cobrança mensal.

Para que aposentados e pensionistas saibam se pode ou não ser uma dedução indevida é importante entrar na plataforma Meu INSS. Nela o segurado tem acesso a muitos serviços e benefícios concedidos pelo instituto, podendo realizar a consulta do seu histórico de crédito periodicamente e acompanhar se houve ou não redução do provento.

Através dessa ferramenta o beneficiário pode verificar os motivos que levaram às deduções em cada caso. Somente após essa análise o aposentado ou pensionista poderá solicitar a interrupção dos descontos e o ressarcimento da quantia. 

Podem haver erros nesses descontos?

O INSS assim como tudo na vida está sujeito a erros, por isso é de suma importância que os segurados estejam atentos às suas contas e observem qualquer dedução fora do comum em seus benefícios. 

A divisão de cotas pelo falecimento do segurado ou a habilitação lenta de um segundo dependente, para promover a divisão do provento (acontecem nas pensões por morte) é a grande razão desse problema. 

É importante ressaltar, que esse não é único problema que tem reduzido a renda de aposentados e pensionistas. Outras deduções a título de “consignação” podem aparecer no fim do mês.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

loureiro

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

1 dia ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

2 dias ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

2 dias ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

2 dias ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

2 dias ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

2 dias ago