Chamadas
Colocar CPF na nota ajuda ou atrapalha a subir o score de crédito?
O score de crédito se trata de uma pontuação muito importante utilizada pelos órgãos de proteção ao crédito como Serasa, SPC e Boa Vista.
Através dessa pontuação os consumidores são avaliados de acordo com seu histórico de movimentações financeiras, para medir o grau de confiança no pagamento que cada consumidor tem com o pagamento de suas contas.
Normalmente o cidadão com o nome sujo costuma ter as menores pontuações, tendo em vista que estes consumidores estão com pendências financeiras, consequentemente, sua nota de confiança será baixa.
A pontuação do score vai de 0 a 1.000, onde, quanto mais próximo de zero, maiores são os riscos de inadimplência do consumidor e quanto mais próximo de 1.000 o risco de inadimplência é cada vez mais baixo.
Logo, como o score é utilizado para medir os riscos de cada consumidor quanto ao pagamento de suas contas, os bancos e financeiras realizam consultas ao score antes de liberar o crédito ao consumidor, seja cartão de crédito, financiamento ou outras modalidades de crédito.
Assim, quanto mais alto o score de crédito, mais fácil é para que o consumidor consiga ter o crédito solicitado aprovado.
Porém, o problema é que muitas vezes os consumidores ficam buscando informações quanto ao que fazer para aumentar o score e assim, conseguir êxito na solicitação do crédito.
Dentro dessas informações, um mito muito divulgado é sobre o CPF na nota, que ao pedir que seja adicionado o CPF no cupom fiscal o consumidor terá uma alta no score tendo em vista que estará mostrando para o mercado que está realizando operações financeiras.
Mas afinal, colocar CPF na nota aumenta o score?
Não! Colocar o CPF na nota fiscal não muda nada para aumentar o score de crédito, isso porque os órgãos de proteção ao crédito não utilizam dessa ferramenta para calcular a pontuação do score.
Nesse caso, ao pedir a inclusão do CPF na nota ao realizar compras não alterará sua pontuação do score de crédito. Isso porque o CPF na nota na verdade se trata de uma iniciativa dos governos estaduais para controlar a tributação fiscal do comércio, do ICMS e também combater a sonegação de impostos.
O que realmente importa na hora de aumentar o score de crédito é:
- Ter um cadastro positivo, ou seja ter um histórico de bom pagador;
- Pagar ou negocie as dívidas que te negativaram;
- Tenha compras parceladas (apesar de estranho é importante ter contas parceladas para que os órgãos identifique o seu comprometimento com o pagamento em dia das contas, mas nada de abusar, comprar tudo no crédito também se torna um problema);
- Sempre atualize seus dados nos órgãos de proteção ao crédito (quanto mais fácil te localizar e identificar suas movimentações, mais fácil para aumentar o score;
- Cuidado com a frequência em que pede crédito, afinal se ficar pedindo crédito exageradamente pode significar que você não está conseguindo controlar suas finanças e precisa de crédito para isso.
-
Contabilidade4 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional4 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Simples Nacional1 dia ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Reforma Tributária4 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Negócios4 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Simples Nacional2 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
Contabilidade3 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
CLT3 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep