Economia

Com inflação, Copom deve elevar juros a 14,25% ao ano, segundo especialista da FIPECAFI

A reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil, em que o resultado da Taxa Selic sairá nesta quarta-feira (19), projeta um novo aumento, possivelmente elevando a 14,25% ao ano, ou seja, 1% percentual. Essa decisão está alinhada com as expectativas do mercado e com a postura adotada pelo Comitê nas reuniões anteriores para combater a inflação e manter a estabilidade econômica, segundo o especialista da FIPECAFI.

George Sales, coordenador de mestrado da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI) acredita nesse acréscimo e ainda explica que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) também colabora para isso, já que registrou uma alta de 1,31% em fevereiro de 2025, conforme dados divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Este é o maior índice para o mês desde 2003. No acumulado dos últimos 12 meses, o IPCA atingiu 5,06%, ultrapassando o teto da meta de inflação estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que é de 4,5% para 2025”, comenta.

Em fevereiro, destacam-se os custos da energia elétrica residencial com um aumento significativo de 16,80%, contrastando com a redução de 14,21% observada em janeiro e essa variação é atribuída ao término do bônus de Itaipu, que havia proporcionado uma diminuição temporária nas tarifas anteriormente. No setor de educação, os cursos regulares registraram um acréscimo de 5,69%, consequência dos ajustes anuais nas mensalidades escolares, típicos do início do ano letivo e, por fim, o segmento de alimentação e bebidas experimentou uma elevação de 0,70%, impulsionada principalmente pelo aumento nos preços de ovos de galinha e café moído.

“Além disso, o Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central em 10 de março, mostrou que a expectativa do mercado financeiro para a inflação deste ano subiu de 5,65% para 5,68%, indicando uma tendência de alta nas projeções inflacionárias”, completa Sales.

De acordo com o Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central, a expectativa do mercado é de que a Selic atinja 15% até o final de 2025. Economistas de instituições financeiras, também revisaram suas projeções recentemente, prevendo que a taxa Selic possa alcançar entre 15,5% e 15,75% ainda no primeiro semestre de 2025, devido ao aumento das expectativas de inflação, desvalorização cambial e preocupações fiscais.

Nas atas anteriores do Copom, o Comitê tem enfatizado a necessidade de manter uma política monetária restritiva para assegurar a convergência da inflação à meta estabelecida, como explica o coordenador de mestrado da FIPECAFI, George Sales. “O Copom tem demonstrado preocupação com a persistência das pressões inflacionárias e a importância de ancorar as expectativas de inflação e ações fiscais”, finaliza.

Carlos Eduardo

Faço parte da equipe de redação e publisher do Jornal Contábil, ajudando na produção e publicação de matérias e notícias para manter os leitores bem informados sobre concursos, legislação e temas do dia a dia.

Recent Posts

Imposto sobre herança: o que você precisa saber sobre o ITCMD em 2025

Fique por dentro de tudo a respeito do imposto sobre herança

11 horas ago

Trabalhadores estão antecipando o FGTS antes da nova regra; entenda

Com 52% planejando antecipar o FGTS antes da nova regra, entenda o que muda, quem…

11 horas ago

Guia do Trabalhador: 6 direitos garantidos pela CLT em 2025

Lei trabalhista em vigor traz muitos benefícios aos trabalhadores e a maioria desconhece

12 horas ago

Contabilidade: imensa transformação que aguarda o setor em 2026

O papel do contador está sendo reimaginado no mercado brasileiro, migrando da conformidade para a…

13 horas ago

Correios em crise: o retrato da ineficiência e do uso político das estatais brasileiras

Durante décadas, os Correios foram símbolo de confiança. A empresa pública entregava cartas, encomendas e…

14 horas ago

Saque-aniversário do FGTS sob novas regras a partir de novembro. Confira!

Confira como as mudanças afetam os trabalhadores em 2025

16 horas ago