Imagem De beeboys / freepik
Na última quinta-feira (10), a Petrobrás anunciou que haverá um reajuste de 20% no valor dos combustíveis. Segundo a empresa, a justificativa para o referido aumento atrela-se à atual guerra entre a Rússia e a Ucrânia.
Com a gasolina superando a casa dos R$ 7,00, levantou-se a hipótese de adotar uma política de subsídios para baratear o preço cobrado nos postos. Contudo, o Governo Federal já declarou que não irá adotar essa medida.
Nesta linha, o Ministro da Economia Paulo Guedes, se pronunciou sobre o assunto, nesse último dia 10 de fevereiro, afirmando que, no momento não há necessidade de adotar uma política de subsídios.
Segundo Guedes, a adoção da medida para a redução do preço de combustíveis, somente será elaborada caso a guerra persista.
“Se isso se resolve em 30, 60 dias, a crise estaria endereçada. Mas vai que isso começa a ter uma escalada, aí sim você começa a pensar em subsídio para o diesel”, afirmou o ministro. “Vamos nos movendo de acordo com a situação. A pandemia parece que está indo embora. Saímos dessa guerra terrível fomos atingidos por essa outra que é grãos e petróleo”, afirma o ministro
Além disso, Guedes ainda tratou de falar do Projeto de Lei que corta os tributos dos combustíveis. Sobre este ponto, ele afirmou que o 1º choque do petróleo já deve ser atenuado com a medida.
“Estamos atentos a isso. Estamos monitorando e, à medida que as coisas vão se desenvolvendo, nós vamos vendo. Por enquanto, a ideia é o seguinte: o 1º choque foi absorvido, agora vamos observar”, disse Guedes.
Vale ressaltar que além das alterações do ICMS, o ministro adota como principal estratégia zerar as contribuições do PIS/Pasep e da Cofins atreladas à importação de combustíveis. De todo modo, conforme analistas, os reajustes divulgados pela Petrobras devem ocorrer nos próximos dias.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…