Comércio foi o setor que mais solicitou empréstimos no primeiro semestre de 2021

Com o avanço da vacinação e expectativa pela melhora na economia, a quantidade de pequenas e médias empresas que estão em busca de empréstimo subiu.

De acordo com um levantamento feito pela BizCapital, fintech de soluções financeiras para PMEs, o setor que mais se destacou em relação aos pedidos de crédito no primeiro semestre de 2021 foi o comércio.

O crescimento foi de 170% nas solicitações, em comparação ao mesmo período do ano passado, principalmente em atividades relacionadas ao atacado e varejo.

Para Francisco Ferreira, CEO e cofundador da BizCapital, isso demonstra que apesar de muitos setores terem sido altamente impactados pela pandemia, a maioria das empresas está apostando suas fichas na recuperação do negócio.

“Já é possível observar melhora nas perspectivas econômicas e indicadores de contratações por parte das PMEs aumentarem. Isso dá ânimo e fôlego para que os empreendedores caminhem junto às instituições financeiras, em busca de melhores oportunidades e resultados”, afirma.

A pesquisa ainda ressalta que outro setor que se destacou no número de pedidos foi o de serviços, que apresentou crescimento de 146% nas solicitações de empréstimos.

Dentro desse segmento estão contemplados bens de capital, indústria digital, serviços administrativos, de educação, saneamento básico, saúde e transporte.

A pesquisa também comparou os pedidos de empréstimos feitos nos primeiro semestre de 2021 com o último semestre de 2020.

Neste período, o setor que apresentou maior crescimento foi o de construção civil, com 134% mais pedidos de empréstimos.

“A construção civil é um dos setores da economia brasileira que continuou em plena atividade, mesmo durante a pandemia. Dados do Pnad comprovaram, inclusive, que o segmento teve crescimento de 10,7% em 2020, sendo a maior alta entre dez grupos de atividades econômicas que foram pesquisados”, completa Ferreira.

Dados regionais

Ainda de acordo com a pesquisa, na região Nordeste, comparando o primeiro semestre de 2020 com o mesmo período de 2021, os setores de serviço e comércio apresentaram aumento mais expressivo nas solicitações (206%) que nas outras regiões.

Já nas regiões Norte, Centro Oeste e Nordeste, o setor que apresentou maior crescimento em pedidos de empréstimos entre o segundo semestre de 2020 e o primeiro de 2021 foi o comércio com, respectivamente, taxas de crescimento de 173%, 155% e 153%.

Sobre a BizCapital

A BizCapital é uma fintech brasileira que nasceu em 2016, oferecendo crédito para pequenas empresas. O diferencial da empresa é a rapidez no processo, as respostas ágeis e uma experiência capaz de equilibrar o melhor da tecnologia e do ser humano. O resultado disso é um maior acesso a soluções financeiras para que o empreendedor brasileiro possa evoluir e impactar positivamente a economia do país. Em 2020, a BizCapital deixou de ser monoproduto e, além do BizCred (empréstimo PJ), lançou a BizConta (conta PJ 100% digital).

Gabriel Dau

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

2 dias ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

2 dias ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

2 dias ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

2 dias ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

2 dias ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

2 dias ago