A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2902/21 , que autoriza pessoas com deficiência visual a utilizarem tecnologias assistivas, como óculos biópticos com lentes telescópicas, no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Os sistemas biópticos combinam os óculos normais com um pequeno sistema telescópico. Enquanto a lente dos óculos fornece à pessoa com deficiência visual a visão geral do ambiente, o telescópio a auxilia na rápida localização de detalhes. O dispositivo pode ser fabricado para um ou ambos os olhos.
O texto, que altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) , estabelece que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) deverá regulamentar o uso desses equipamentos no processo de habilitação de candidatos.
Parecer pela aprovação
O texto aprovado é o parecer do relator, deputado Neto Carletto (PP-BA), que promoveu ajustes na redação original proposta pelo autor do projeto, deputado Kim Kataguiri (União-SP).
Kataguiri ressalta que Estados Unidos, Holanda e Canadá já possuem normas que admitem o emprego dessas lentes acessórias para dirigir. “Assim, um candidato com acuidade visual abaixo do padrão pode fazer uso das lentes biópticas para atender aos requisitos mínimos de aprovação”, argumenta o relator.
Próximos passos
A proposta será ainda analisada, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
Corte de verbas pressiona o INSS, que exige reforço de R$ 425 milhões para evitar…
É muito importante manter um planejamento cuidadoso para evitar contratempos e custos extras
As projeções do mercado para a inflação voltaram a ser revisadas para baixo, marcando a…
Projeto de lei segue em análise na Câmara dos Deputados
Abrir ou regularizar uma marcenaria no Simples Nacional ajuda a simplificar a gestão dos impostos…
Entre a ampla gama de prazeres que os brasileiros podem desfrutar, viajar está entre os…