CNJ Revela Aumento Explosivo de Processos e Especialista Alerta para "Epidemia Judicial"
A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados deu sinal verde para a ampliação do prazo de dedução no Imposto de Renda (IR) para doações destinadas a dois importantes programas de assistência: o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) e o Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PCD).
A decisão foi tomada na última semana, com a aprovação de um projeto de lei que estende o benefício fiscal até o ano-calendário de 2029.
Os programas, instituídos pela Lei 12.715/12, atualmente permitem a captação de recursos de pessoas físicas até 2025 e de empresas até 2026, com a possibilidade de abatimento no IR dentro do limite de 1% do imposto devido.
O texto aprovado, um substitutivo apresentado pelo relator deputado Jorge Solla (PT-BA) ao Projeto de Lei 6231/19, de autoria do deputado Sergio Souza (MDB-PR), e outros quatro projetos que tramitavam em conjunto, limita a prorrogação a cinco anos, seguindo as diretrizes da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
Segundo Solla, embora a relevância dos programas fosse inquestionável, uma medida que os tornasse permanentes seria inviável do ponto de vista financeiro e orçamentário, além de contrariar as normas vigentes.
O relator destacou a importância da prorrogação dos incentivos fiscais para a continuidade das ações do Pronon e do Pronas/PCD. “O Pronon e o Pronas/PCD promovem a colaboração entre agentes privados e políticas públicas, criando uma dinâmica em que o setor privado contribui diretamente para alcançar objetivos sociais e públicos”, afirmou Solla.
Leia também:
O projeto de lei agora segue para análise conclusiva em outras três comissões da Câmara: Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Para se tornar lei, a proposta ainda precisa ser aprovada pelas comissões, pelo plenário da Câmara dos Deputados e, posteriormente, pelo Senado Federal.
A aprovação na Comissão de Saúde representa um passo importante para a manutenção dos incentivos a essas iniciativas que beneficiam pacientes com câncer e pessoas com deficiência em todo o país. A expectativa é que a prorrogação estimule ainda mais as doações e o apoio financeiro a esses programas essenciais.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…