Comissão aprova projeto que protege MEI com regras do código do consumidor / Imagem Divulgação
A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que estende a proteção do Código de Defesa do Consumidor (CDC) ao Microempreendedor Individual (MEI).
Com a medida, o MEI será tratado como consumidor mesmo quando comprar produtos ou serviços para usar em sua empresa. Hoje, o CDC só se aplica a quem compra algo para uso próprio, sem a intenção de revender ou ter lucro.
Leia também:
O relator do projeto, deputado Augusto Coutinho, afirma que essa medida segue o que já é entendido pelos tribunais e traz segurança jurídica. O deputado Alberto Fraga, autor da proposta, também incluiu um ponto importante no texto: ele esclarece que o MEI é uma pessoa física, mesmo tendo um CNPJ.
Para se tornar lei, o projeto precisa ser analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Após aprovação na Câmara, a proposta segue para o Senado
Curso Viver de Contabilidade:
Transforme seu conhecimento em resultado! Todos os procedimentos contábeis na prática que o mercado exige. Comece agora aqui!
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…
O levantamento também revela os 10 produtos que mais despertam o interesse de compra dos…
Órgão diz que não há qualquer tipo de vigilância sobre operações individuais feitas por meio…
A Receita Federal emitiu um alerta aos contribuintes sobre um novo golpe que tem se…
Entre janeiro e julho de 2025, 97% das novas empresas abertas no Brasil foram micro…
A Receita Federal vai realizar um leilão com produtos apreendidos e abandonados, oferecendo itens com…