Comissão aprova projeto que protege MEI com regras do código do consumidor / Imagem Divulgação
A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que estende a proteção do Código de Defesa do Consumidor (CDC) ao Microempreendedor Individual (MEI).
Com a medida, o MEI será tratado como consumidor mesmo quando comprar produtos ou serviços para usar em sua empresa. Hoje, o CDC só se aplica a quem compra algo para uso próprio, sem a intenção de revender ou ter lucro.
Leia também:
O relator do projeto, deputado Augusto Coutinho, afirma que essa medida segue o que já é entendido pelos tribunais e traz segurança jurídica. O deputado Alberto Fraga, autor da proposta, também incluiu um ponto importante no texto: ele esclarece que o MEI é uma pessoa física, mesmo tendo um CNPJ.
Para se tornar lei, o projeto precisa ser analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Após aprovação na Câmara, a proposta segue para o Senado
Curso Viver de Contabilidade:
Transforme seu conhecimento em resultado! Todos os procedimentos contábeis na prática que o mercado exige. Comece agora aqui!
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Ficar atento aos direitos autorais faz parte do papel do contador para orientar seus clientes
Quer saber quanto é o valor pago pelo INSS pelo auxílio-acidente? Veja aqui.
Trata-se da entrada em produção do Módulo de Administração Tributária que traz impacto para a…
Plano de saúde para MEI pode ser a alternativa mais econômica para microempreendedores que desejam…
O DAS Avulso é uma guia que reúne em um único documento os impostos municipais,…
Este lote vai beneficiar 214 mil contribuintes.