A medida provisória (MP 1187/23) que criou o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, foi aprovada na quarta-feira, dia 13, pela comissão mista encarregada de sua análise.
O texto, pelo qual o governo desmembrou o Ministério da Indústria e Comércio, foi aprovado na forma do projeto de lei de conversão (PLV) 19/2023, apresentado pelo relator, deputado Ricardo Silva (PSD-SP). A MP agora segue para a análise dos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado.
O relator acrescentou dispositivos relacionados a ações da pasta em apoio aos empreendedores. Além disso, a versão do deputado inclui na MP trecho pelo qual o Ministério do Empreendedorismo poderá firmar acordos de cooperação técnica com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que prestará apoio à implementação e à avaliação das políticas sob a atenção da pasta.
Leia também: Empreendedorismo Feminino: Ascensão E Desafios No Brasil
O Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte ficará responsável por Políticas, programas e ações de apoio e formalização de negócios; Arranjos produtivos locais e do artesanato e Estímulos ao microcrédito e ao acesso a recursos financeiros.
Este é um desmembramento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e agora o Governo Lula é composto por 38 Ministérios.
Presidente da comissão mista que aprovou a MP, o senador Jorge Kajuru (PSB-GO) afirmou que a criação da pasta garante maior atenção federal a um setor essencial para a economia.
— A justificativa é a maior atenção a um setor vital para a nossa economia, que, com o novo ministério, acabará tendo uma instância própria para discutir demandas, propor medidas e ter um diálogo mais efetivo com o Poder Executivo. Afinal, são as micro e pequenas empresas que mantêm o fôlego da economia brasileira — disse Kajuru, para quem a criação do ministério resultará em geração de empregos, distribuição de renda e diminuição das desigualdades sociais.
O Ministério do Empreendedorismo tem como titular Márcio França (PSB), que deixou o Ministério dos Portos e Aeroportos, agora sob comando de Silvio Costa Filho (Republicanos).
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Ficar atento aos direitos autorais faz parte do papel do contador para orientar seus clientes
Quer saber quanto é o valor pago pelo INSS pelo auxílio-acidente? Veja aqui.
Trata-se da entrada em produção do Módulo de Administração Tributária que traz impacto para a…
Plano de saúde para MEI pode ser a alternativa mais econômica para microempreendedores que desejam…
O DAS Avulso é uma guia que reúne em um único documento os impostos municipais,…
Este lote vai beneficiar 214 mil contribuintes.