O décimo terceiro salário está sendo muito comentado nos últimos dias por conta da proximidade da data limite do pagamento da 2ª, mas já pensando em 2025, é possível antecipar o pagamento do seu 13º do próximo ano.
As empresas têm até o dia 20 de dezembro deste ano para realizar o pagamento do décimo terceiro salário, mas começar a se planejar para o próximo ano pode ser uma ótima opção para aproveitar as férias.
A legislação permite que os funcionários solicitem à empresa a antecipação do décimo terceiro, para que ele seja pago com férias, mas é preciso entender como isso funciona.
É um direito trabalhista instituído em 1962, esse direito é pago em duas parcelas para os trabalhadores, o valor é proporcional aos meses trabalhados. Este é o direito trabalhista mais aguardado pelos trabalhadores todos os anos.
Se a data limite para o pagamento do décimo terceiro salário cair em domingo ou feriado, o empregador deve, obrigatoriamente, antecipar o pagamento para evitar multa. Este ano a data limite cai na sexta-feira.
Como citamos, 13º salário, também é conhecido como gratificação natalina, deve ser pago pelo empregador em duas parcelas:
Outra curiosidade é que a sua empresa não é obrigada a pagar a todos os funcionários no mesmo mês, ela só precisa respeitar o prazo legal para o pagamento do 13° salário. Porém, para evitar problemas, todos empregados recebem juntos, geralmente.
Se você está planejando as suas férias e gostaria de contar com mais dinheiro para aproveitá-las ou para outro objetivo, é possível solicitar à sua empresa a antecipação da primeira parcela do 13º salário de 2025.
A 1ª parcela do décimo poderá ser paga por justo com as férias do funcionário, porém, para isso, o empregado precisa realizar a solicitação do adiantamento por escrito ao empregador (por meio do RH) até janeiro do respectivo ano (2025).
A maioria das empresas não se nega facilita a antecipação do décimo terceiro salário, mas não se esqueça que você tem até o final de janeiro para fazer isso.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Confira os novos valores e descontos para profissionais da classe e empresas
Em um mundo de negócios que muda na velocidade da luz, a rigidez pode ser…
A descontinuação da EFD Contribuições será em 2027, ano em que entram em vigor a…
O ex-coordenador-geral de pagamentos e benefícios do INSS, Jucimar Fonseca da Silva, foi preso na…
A contribuição varia de 6% a 12% sobre a remuneração de trabalhadores expostos a agentes…
Dicas básicas de como iniciar seu negócio de forma assertiva