FGTS / Imagem por @gustavomellossa / freepik / editado por Jornal Contábil
O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) pode ser sacado quando o trabalhador é demitido sem justa causa, no entanto, existem outras formas para ter acesso ao saldo do Fundo de Garantia.
Aposentadoria
Quando o trabalhador se aposenta tem direito de sacar o FGTS, porém, se aposentado mas continuando a trabalhar na mesma empresa, poderá realizar o saque do FGTS mensalmente.
saque-aniversário
O saque-aniversário permite que o trabalhador faça saques em suas contas ativas ou inativas de acordo com o saldo disponível. Assim, no mês de seu aniversário, ele poderá sacar uma parcela do benefício.
Compra da casa própria
O saldo do FGTS pode ser usado para a compra da casa própria ou amortização de um financiamento, podendo reduzir 80% do valor do imóvel ou do numero de parcelas do empréstimo que você fez usando o FGTS como garantia.
Doenças graves
O trabalhador ou dependente acometido de doença grave vai poder retirar o FGTS para cobrir as despesas no tratamento médico. Informações que você precisar sobre o saldo e requisitos para o saque do FGTS, acesse o site da Caixa Econômica Federal
Fique por dentro de tudo a respeito do imposto sobre herança
Com 52% planejando antecipar o FGTS antes da nova regra, entenda o que muda, quem…
Lei trabalhista em vigor traz muitos benefícios aos trabalhadores e a maioria desconhece
O papel do contador está sendo reimaginado no mercado brasileiro, migrando da conformidade para a…
Durante décadas, os Correios foram símbolo de confiança. A empresa pública entregava cartas, encomendas e…
Confira como as mudanças afetam os trabalhadores em 2025