São vários os fatores que podem fazer com que a Receita bata na porta de uma empresa. Isso pode ocorrer em casos em que ela tenha alguma responsabilidade direta acerca do não cumprimento de alguma obrigação fiscal e contábil ou de forma indireta: a Receita pode tranquilamente cruzar dados de várias empresas e quando os números de cliente e fornecedor não estão fechando, a tendência é que ela procure ambos.
Por isso é fundamental estar com os dados em dia e organizados de forma impecável. As multas em relação ao não cumprimento de alguma obrigatoriedade podem chegar a valores altíssimos! Por isso, é necessário tomar muito cuidado com a escrituração contábil de sua empresa, pois erros nesta área podem acarretar prejuízos significativos. Em certas ocasiões, a medida punitiva pode resultar em ações mais graves, como a exclusão do Simples, por exemplo. Também é fundamental que todos os arquivos sejam encontrados de maneira fácil, a fim que se porventura ocorrer uma visita do Fisco ao seu estabelecimento, que tudo se desenvolva da forma mais tranquila possível.
Por isso, acompanhe esse post e saiba mais como evitar imprevistos com a visita do Fisco:
É importante citar alguns fatores que podem resultar em alguns problemas com a Receita. Um deles é a escrituração de notas canceladas. Se alguma empresa escriturar notas enquanto o fornecedor tiver cancelado estas notas, haverá discrepâncias nos dados recebidos pela Receita. E isso pode resultar em uma visita ao estabelecimento.
Outros fatores que também podem dar problema com relação asnotas fiscais são relacionados à venda de mercadorias que não foram escrituradas ou notas que foram emitidas para a empresa que não tiveram o devido registro.
Vários são os fatores que podem levar o Fisco a lhe fazer uma visita. Mas isso não significa que existam problemas com as suas contas. Muitas vezes a fiscalização pode ocorrer a partir de um erro de algum fornecedor descuidado com as próprias notas, por exemplo, e isso acabou chamando atenção à sua empresa as suas contas estavam diferentes das dele.
No decorrer da visita, o procedimento pode ser um tanto trabalhoso. O fiscal apresentará uma lista de chaves de acesso de várias notas fiscais e se, por acaso for uma empresa de porte médio, a tendência é que sejam dezenas de milhares de NFes. A obrigação legal afirma que você pode ser solicitado a apresentar qualquer nota fiscal emitida por/para sua empresa nos últimos 5 anos e as empresas devem apresentar estas notas em um determinado prazo de tempo (o qual geralmente é curto). A não apresentação de alguma destas notas pode incorrer em multas.
Além disso o Fisco irá te questionar sobre escriturações de notas canceladas, o motivo da existência de notas emitidas para sua empresa que não foram escrituradas, entre outras divergências que encontrar.
Com o Arquivei você Consulta, Baixa e Armazena todas as NFes para seu CNPJ de maneira automática e permite que você faça o upload de todas as notas que sua empresa emitiu também. Além disso, consegue gerenciar 100% dos XMLs de seus documentos fiscais, como NFes,CTes e NFSes.
Isto faz com que todas as informações sobre NFes que a Receita tem da sua empresa, você também terá. Aproveite para conferir como o Arquivei pode ajudar a sua empresa a prevenir riscos de:
Dessa forma, torna-se evidente a necessidade de precaver-se com relação a possíveis visitas da fiscalização em seu estabelecimento. É impensável permitir que o armazenamento de notas seja realizado sem os devidos cuidados. Afinal, um deslize pode sair muito caro para qualquer empreendimento quando as normas contábeis não são seguidas à risca.
Matéria:
Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…
A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…
Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão
O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…
Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…