Chamadas
Saiba como calcular aposentadoria pelo simulador do INSS
A Reforma da Previdência trouxe consigo diversas mudanças mas também tem deixado muita gente em dúvida, principalmente quem está próximo de se aposentar.
Em vários casos, os trabalhadores não sabem o valor do benefício que irão receber ou quando poderão se aposentar.
Mas para te ajudar nisso, trazemos neste artigo uma dica que promete facilitar o acesso à estas informações: a calculadora virtual disponibilizada pelo Instituto Nacional da Previdência Social (INSS).
Para garantir que os trabalhadores verifiquem seus dados de forma rápida e sem sair de casa, a ferramenta faz a simulação de acordo com as novas regras estabelecidas pela reforma da Previdência que agora exige uma idade mínima para se aposentar (62 anos, para mulheres, e 65 anos, para homens) além de pelo menos 15 anos de contribuição para o INSS.
Para quem estava próximo de se aposentar, existem regras de transição para conseguir o benefício, cada uma com exigências diferentes.
Assim, o cálculo considera os atuais valores que estão registrados na base de dados do INSS.
Por sua vez, aqueles que já cumpriram o tempo e idade necessária para a aposentadoria, o sistema mostrará como proceder.
Segundo o órgão, a ferramenta tem auxiliado os trabalhadores que, conseguem acompanhar todos os critérios para a aposentadoria de forma individual.
Como funciona a calculadora?
No simulador, o trabalhador tem acesso à cálculos referentes à Aposentadoria por Idade (nas regras de transição) e Aposentadoria por Tempo de Contribuição (referentes ao sistema de pontuação, idade do segurado além dos pedágios de 50% e 100%).
Para isso, o trabalhador deve acessar ao site ou aplicativo e escolher a opção “simular aposentadoria”.
Ao incluir seus dados, será mostrado todos os critérios e o valor do benefício.
Se o solicitante ainda não possuir todos os requisitos, poderá gerar um arquivo que possui todos os detalhes e regras da simulação para acompanhar.
Mas vale ressaltar que este serviço se trata de uma simulação e todas as informações devem ser verificadas se estão corretas, além disso, o INSS poderá solicitar documentos que comprovem todas as informações como a carteira de trabalho, holerites e carnês de contribuição, que pode ser conferidas por meio do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), que também é encontrado junto ao sistema Meu INSS.
Vale ressaltar que cada caso deve ser tratado de forma individual, pois, as situações dos trabalhadores são diferentes.
Sendo assim, a opção mais vantajosa para um pode não ser para o outro.
Desta forma, se você tem dúvidas sobre a simulação ou em qual regra da Reforma se encaixa melhor em sua realidade, a orientação é entrar em contato com um especialista para te ajude a entender e decidir qual a melhor regra de transição.
Plataforma Meu INSS
Além dos cálculos de aposentadoria, outros serviços também estão disponíveis na plataforma, como o agendamento de perícias, solicitação de pensões, benefícios assistenciais, atualização de dados cadastrais, dentre outros.
O Meu INSS é acessado pela internet (gov.br) ou pelo aplicativo para celulares, nas versões para IOS e Android.
O cadastro no Meu INSS pode ser feito pelo próprio aplicativo ou pelo site dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob e Sicredi.
Os serviços também estão disponíveis na Central de Atendimento por meio do número 135.
A concessão automática de benefícios também se tornou uma realidade no INSS: cerca de 80% dos pedidos de aposentadorias por tempo de contribuição feitos pelo Meu INSS, estão sendo processados de forma automática, possibilitando resposta ao segurado em até 24h.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por: Samara Arruda
-
CLT5 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep
-
Simples Nacional3 dias ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Simples Nacional4 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
Contabilidade5 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Fique Sabendo3 dias ago
Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!
-
Receita Federal5 dias ago
Receita Federal libera leilão online com produtos abaixo do preço
-
Economia3 dias ago
BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra
-
Fique Sabendo4 dias ago
Bolsa Família paga benefícios de outubro entre os dias 20 e 31; confira