Connect with us

Chamadas

Como calcular certo a multa de 40% do FGTS?

Autor: Ricardo de Freitas

Publicado em

Quando um empregado é demitido sem justa causa, de acordo com a lei do FGTS, o empregador deve fazer o pagamento de uma multa de 40% do valor que está (ou deveria estar) depositado na conta vinculada do empregado junto a Caixa Econômica Federal.

O empregado dispensado sem justa causa, dessa maneira, deve receber, além das verbas rescisórias, o saldo do FGTS acrescido de uma multa no valor de 40% do valor depositado.

O prazo para o pagamento da multa do FGTS é o mesmo prazo de pagamento das verbas trabalhistas, isto é, 10 dias corridos contados do término do contrato de trabalho.

Mas e se o empregador não estiver depositando o FGTS como a lei manda? Ainda assim a multa é devida?

Sim. Nesse caso, o empregador terá que fazer todos os depósitos em atraso, além de ser obrigado a pagar a multa de 40% do FGTS.

Calculando a multa de 40% do FGTS

Para calcular a multa do FGTS, você terá primeiro que saber qual é o valor que está depositado na sua conta vinculada de fundo de garantia.

Nós temos uma calculadora de saldo de FGTS. Para calcular o saldo do seu FGTS, clique aqui.

Caso você queira saber o valor exato que está depositado na sua conta, tendo em vista que os valores sofrem uma pequena correção monetária ao longo do tempo, se dirija até uma Caixa Econômica Federal de posse com o seu cartão do cidadão e peça que seja gerado o extrato da sua conta de FGTS.

Sabendo o valor que está depositado na sua conta, o cálculo da multa de FGTS fica fácil: Basta calcular quanto seria 40% do valor depositado.

Para calcular a multa do seu FGTS, faça o seguinte cálculo: Primeiramente, multiplique 40 pelo valor depositado na sua conta de FGTS: 40 x VALOR DEPOSITADO.

Com o resultado da multiplicação, basta dividir o valor encontrado por 100.

Pronto. Você encontrou o valor da sua multa de 40% do FGTS.

Leia Também:

https://www.jornalcontabil.com.br/noticia/conheca-as-principais-licencas-remuneradas-previstas-na-legislacao-brasileira/

Ricardo de Freitas não é apenas o CEO e Jornalista do Portal Jornal Contábil, mas também possui uma sólida trajetória como principal executivo e consultor de grandes empresas de software no Brasil. Sua experiência no setor de tecnologia, adquirida até 2013, o proporcionou uma visão estratégica sobre as necessidades e desafios das empresas. Ainda em 2010, demonstrou sua expertise em comunicação e negócios ao lançar com sucesso o livro "A Revolução de Marketing para Empresas de Contabilidade", uma obra que se tornou referência para o setor contábil em busca de novas abordagens de marketing e relacionamento com clientes. Sua liderança no Jornal Contábil, portanto, é enriquecida por uma compreensão multifacetada do mundo empresarial, unindo tecnologia, gestão e comunicação estratégica.

Mais lidas

@2025 - Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por Jornal Contábil