Para ter direito a qualquer benefício junto ao INSS é necessário cumprir alguns requisitos que são previstos em lei. Para a solicitação do auxílio-doença, não há diferença, contudo quando o trabalhador dá entrada na sua solicitação acaba se perguntando como saber se o benefício foi ou não aprovado? Bom, vamos explicar como você pode conferir essa situação.
Auxílio doença é um benefício previdenciário concedidos nos casos em que o segurado se torna incapacitado para o trabalho.
Esta incapacidade pode decorrer de um acidente ou mesmo de uma doença.
Trata-se de um período no qual o trabalhador não possui condições de exercer o seu trabalho.
Esta doença ou acidente pode ser relacionado ao trabalho ou não, ou seja, em ambos os casos gera o direito ao benefício.
Para receber o benefício, além de preencher esta condição de incapacidade o trabalhador precisa ser segurado do INSS e preencher a carência mínima de 12 contribuições mensais.
São dispensados de cumprir o período de carência aqueles que sofrem das doenças previstas na Portaria Interministerial MPAS/MS nº 2998/2001, os que sofreram doenças profissionais e acidentes de trabalho e os que sofreram acidentes de qualquer natureza ou causa.
Para consultar se o seu auxílio-doença foi aprovado é muito simples, para isto basta acessar a plataforma Meu INSS, é possível acessar por celulares Android e iOS baixando o aplicativo também intitulado Meu INSS como também o site clicando aqui.
Confira o passo a passo para consultar:
O processo para cadastro é simples, basta seguir os passos solicitados e confirmar as informações solicitadas. Para concluir o preenchimento é necessário ter em mãos o seu CPF e sua Carteira de Trabalho.
Após acessar a plataforma, será possível verificar algumas coisas em destaque, role então a página para baixo até encontrar a opção “Resultado de benefício por incapacidade” e clique neste botão. Selecionando essa opção será possível verificar o número, tipo de benefício e a situação da sua solicitação.
Também é possível fazer o download da informação em PDF, com esse documento você encontrará todas as informações como nome, NIT, número de requerimento, endereço e demais informações.
Haverá uma parte informando “Decisão” nela, você encontrará duas opções “Deferimento do pedido” ou ainda “Indeferimento do pedido”. Caso você receba a notificação de Deferimento do pedido o seu benefício foi aceito. Já para o caso de “Indeferimento do pedido” isso significa que o seu pedido foi negado, contudo é possível recorrer dessa decisão, mas para isso o ideal é que você consulte um profissional da área previdenciária.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…
A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…
Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão
O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…
Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…