Categories: Geral

Como economizar mais energia durante os dias mais quentes?

Nos últimos dias do verão, o Brasil registrou uma onda de calor histórica. Diversas cidades atingiram os 40 °C de temperatura e algumas chegaram a apresentar sensação térmica de 60 °C. Diante de um clima tão extremo, é natural que as pessoas passem a utilizar ventiladores e ar-condicionado com uma frequência muito maior, o que certamente refletirá na conta de luz no fim do mês.

O aumento do consumo de energia não se limita somente ao fato desses aparelhos e eletrodomésticos se manterem funcionando por mais tempo ao longo do dia. Em temperaturas mais altas, esses dispositivos acabam gastando mais eletricidade que o normal para conseguirem funcionar ininterruptamente, sendo um fator determinante nesse processo.

Contudo, ainda é possível economizar sem precisar abdicar desses aparelhos tão importantes no combate ao calor. Confira algumas dicas para reduzir o consumo de energia elétrica durante os dias mais quentes:

Priorize os ventiladores

Apesar de não serem tão eficazes quanto um ar-condicionado, os ventiladores ainda são os dispositivos mais indicados para se usar por longos períodos durante essa onda de calor. Isso se dá porque eles gastam bem menos energia, sendo possível economizar bastante quando usados com sabedoria.

Isso não significa que não devemos utilizar ar-condicionado. O ideal seria balancear o uso, deixando o ar-condicionado para momentos mais oportunos e priorizando o ventilador na maior parte do dia. Contudo, é importante ter em mente que, quando utilizados em excesso, os ventiladores também podem causar um aumento considerável na conta de luz.

Nesse caso, também é importante deixar portas e janelas bem abertos para melhorar a circulação do ar na casa. Isso, além de deixar o ambiente mais fresco, também pode ajudar a reduzir a necessidade de manter esses aparelhos ligados.

Atenção ao chuveiro elétrico

O chuveiro elétrico é um dos principais inimigos da conta de luz, pois seu consumo de energia é muito alto. No calor, as pessoas tendem a passar mais tempo no banho, então é importante ser consciente e se atentar a esse detalhe. O ideal é garantir que nenhum banho passe de cinco minutos de duração.

Outro ponto a se atentar é a temperatura do chuveiro. Quanto mais alta estiver, maior será o gasto de energia. Portanto, a recomendação para os dias quentes é apostar nos banhos mais mornos ou até mesmo gelados, que inclusive são mais eficazes na hora de refrescar.

Temperatura do ar-condicionado

Para quem tem ar-condicionado em casa, a regra do chuveiro também se repete nesse caso. Seja um ar-condicionado de 12.000 BTUs ou outro modelo, o ideal é que a temperatura deles esteja em 23 °C, visando menor gasto de energia. Isso porque esses equipamentos costumam ter um gasto maior quando estão funcionando na temperatura mínima que geralmente fica em torno de 17 °C.

loureiro

Recent Posts

Heymondo: a seguradora digital que está mudando a forma de viajar dos brasileiros

Entre a ampla gama de prazeres que os brasileiros podem desfrutar, viajar está entre os…

2 dias ago

Câmara aprova linha de crédito para exportadores afetados por tarifas dos EUA

A medida busca permitir o refinanciamento de obrigações, garantir a continuidade das operações produtivas e…

2 dias ago

Intervalos de descanso: o que a CLT diz e o que as empresas devem saber

A CLT define dois tipos principais de períodos de repouso que as empresas devem respeitar.…

2 dias ago

Corpus Christi passa a ser feriado estadual no Rio de Janeiro

Estado é o primeiro da Federação a oficializar Data Católica. Mudança Garante Direitos Trabalhistas

2 dias ago

Maquininhas Point Pro 3 e gestão integrada: como conectar suas vendas ao controle financeiro do negócio

Em um cenário onde a eficiência financeira é determinante para o sucesso dos pequenos e…

2 dias ago

IBGE anuncia novo processo seletivo com 9.580 vagas temporárias

Publicação do edital está prevista para novembro e a aplicação das provas será em janeiro…

2 dias ago