Imagem por @user6652880 / freepik
A educação financeira é um assunto muito recorrente na atualidade. Entender as entradas e saídas de dinheiro, evitar gastos, organizar as despesas e saber onde investir são tarefas rotineiras para muitos adultos, mas qual é o melhor momento para inserir esse assunto nas vidas das crianças?
A seguir, daremos dicas para ensinar os baixinhos a lidar com o dinheiro.
Esse assunto pode ser algo que muitas famílias não conversem, mas isso precisa mudar. É fundamental que as crianças saibam desde pequenas que o dinheiro “não nasce em árvore”. Cabe aos pais explicar que o dinheiro é fruto do trabalho e não pode ser desperdiçado. Comece por uma abordagem mais simples sobre educação financeira e progrida conforme a idade do menor. Acompanhe alguns passos que podem ser úteis nessa situação:
Saber a teoria é muito importante, mas os pequenos aprendem melhor praticando. Envolva seus filhos em situações reais do cotidiano, mostre a eles como o dinheiro funciona. Para isso, mostraremos algumas formas práticas de como ensinar educação financeira:
Aproveite esses ensinamentos e estimule no seu filho o hábito de criar metas a curto, médio e longo prazo. Pergunte quais são os planos dele e mostre como é importante ter sempre uma reserva de dinheiro para poder realizar os sonhos. Acompanhe algumas dicas importantes para ensinar seu filho a poupar desde cedo:
Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…
A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…
Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão
O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…
Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…