Como está o PL que prioriza o atendimento preferencial ao contador?

Desde o mês de dezembro de 2021, quando apresentado à Mesa Diretora da Câmara, o Projeto de Lei 4572/21 permanece em análise. De autoria do ex-Deputado Otávio Leite (PSDB-RJ), no momento o PL encontra-se em caráter conclusivo na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público.

O Projeto garante aos profissionais da contabilidade, exclusivamente no exercício da profissão, atendimento preferencial nas repartições públicas vinculadas à Receita Federal (RFB) e ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O PL 4572/21 está aguardando a designação de relator na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público. Por se tratar de caráter conclusivo e, não havendo divergências entre as comissões, segue para o Senado sem precisar passar pelo Plenário da Câmara.

Quais os benefícios do Projeto para a classe contábil?

Basicamente, o objetivo é que o contador tenha prioridade no atendimento em setores públicos ligados à Receita Federal e ao INSS. No entendimento do autor da proposta, existem mais de 530 mil profissionais contábeis registrados, que são os que mais utilizam essas repartições e isso daria mais agilidade. 

“O projeto tem a função de dar efetividade à máquina pública, que ganhará em eficiência de dados gerados e de tempo médio gasto em atendimento e ao mesmo tempo permitirá aos profissionais contábeis, no estrito exercício de suas funções, a representação efetiva dos interesses de seus clientes”, disse o Deputado Otávio Leite, na ocasião da apresentação do Projeto.

Sendo assim, dar prioridade, agiliza não somente o serviço da categoria, assim como também todos os contribuintes por detrás deste profissional.  Para poder se beneficiar com o atendimento preferencial, o texto do PL é específico em dizer que é necessária a apresentação da carteira de identidade profissional válida e regular na hora do atendimento.

O conteúdo do PL afirma que o atendimento precisa ocorrer durante o horário de expediente e independentemente de distribuição de senhas ou de agendamento prévio. Além disso, os profissionais têm o direito de protocolar mais de um serviço por atendimento.

Ana Luzia Rodrigues

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

1 dia ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

1 dia ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

1 dia ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

1 dia ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

1 dia ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

1 dia ago