Como faço para abrir uma empresa em Belo Horizonte?

Empreender começa com sonhar, imaginar-se dono de um negócio próprio, com liberdade financeira e tudo o que isso envolve.

Em seguida, vem uma questão importantíssima: como abrir uma empresa na capital mineira?  isso começa pelo planejamento.

Para quem está começando a empreender, uma das primeiras preocupações são os custos para realizar a abertura da empresa. É necessário investir em estoque, decoração, marketing, entre outras coisas. É um gasto que muitas vezes não entra no orçamento, porém é essencial abrir um CNPJ.

Portanto, ter o máximo de informações possíveis sobre seu negócio pode ser a chave para iniciar uma empresa de sucesso, por isso, comece por aí!

A seguir, vamos explicar o passo a passo de como abrir uma empresa em Belo Horizonte e ficar um passo mais perto da realização do seu sonho!

Quanto custa abrir empresa em Belo Horizonte?

O custo para abrir uma empresa na cidade de Belo Horizonte pode variar entre R$ 128,16 e R$ 444,71, dependendo do regime e tamanho da empresa.

Vale a pena lembrar que, para ser um Microempresário Individual (MEI), não é necessário pagar nenhuma taxa de abertura. Além disso, todo o processo para esse tipo de empresa deve ser realizado pelo Portal do Empreendedor.

Leia também: Qual É O Melhor Lugar Para Abrir Uma Empresa No Brasil? Confira O…

Etapas para abrir empresa em BH

A prefeitura da capital mineira oferece,em seu site, a integração com a REDESIM– Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios. Esta integração é importante e vai facilitar muito o processo de abertura da sua empresa. 

Veja a seguir as etapas a cumprir.

1 Consultar Viabilidade

  1. Acessar o Portal de Serviços
  2. Entrar com sua conta Gov.br
  3. Em seguida clicar no botão “Viabilidade” e depois no botão “Nova Viabilidade”
  4. Seguir os passos e preencher os dados solicitados.  Ao final, será exibido o número de Protocolo – importante anotar!
  5. Ao final da etapa, será gerado um número de Protocolo e um relatório PDF com dados relativos à viabilidade locacional, à pesquisa do nome empresarial e às informações de licenciamento.

2 Solicitar documento Básico de Entrada – DBE

  1. Acessar o formulário eletrônico da Receita Federal  (REDESIM)
  2. Entrar com sua conta Gov.br;
  3. Preencher os dados sobre Unidade Federal, Município, Natureza Jurídica e e insira o Protocolo da Consulta de Viabilidade;
  4. Após entrar no sistema, preencher todos os campos sobre a nova empresa, conferir se não há pendências e clicar em “Finalizar Preenchimento”;
  5. Em seguida, é preciso entrar no site da Redesim para consultar e adquirir o DBE.

Anote e guarde os protocolos gerados no DBE para usar na próxima etapa!

3 Preencher Módulo integrador

  1. Acessar o Portal de Serviços
  2. Entrar com sua conta Gov.br
  3. Em seguida clicar no campo “Integrador” e depois no botão “Novo FCN/REMP”
  4. Seguir os passos e preencher os dados solicitados.  Ao final, exibe-se o número de Protocolo – importante anotar!
  5. Após a conclusão gera um documento que deve ser enviado para a Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg). Caso seja empresário individual, receberá o Requerimento de Empresário (REMP), e no caso de Sociedade Empresária Limitada, receberá o Contrato Social.

Para as demais natureza jurídica, não será gerado documento para envio da Junta Comercial, e será exibido apenas o relatório da Ficha de Cadastro Nacional.  Além disso, vai ser gerado um DAE (Documento de Arrecadação Estadual) e será  exibido o número de Protocolo – importante anotar! 

4 – Pagar a taxa (DAE)

É preciso pagar a taxa no banco ou no aplicativo do banco utilizando a DAE (Documento de Arrecadação Estadual).

5 – Enviar o processo

Enviar o processo para a análise da Junta Comercial em meio digital.

  1. Entrar no Portal de Serviços
  2. Clicar em “Registo Digital”
  3. Em seguida clicar em “Enviar para a Jucemg”
  4. Inserir o protocolo e enviar o processo.

6 – Acessar Portal

  1. Clicar no campo “Registro Digital”, e depois em “Novo Registro”,
  2. Em seguida informar o número de protocolo gerado no Módulo Integrador e prossiga com as demais etapas até a finalização, com a(s) assinatura(s) digital(is).
  3. Ao final, gera um número de protocolo do Registro Digital (importante anotar!)

Depois de alguns dias, você receberá os primeiros documentos da sua empresa: o Número de Identificação do Registro de Empresas (NIRE), o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e as inscrições tributárias estadual e municipal.

Imagem por @fabrikasimf / freepik

Documentos necessários para abrir empresa em BH

Para abrir uma empresa na capital do estado de Minas Gerais, são necessários alguns documentos. São eles:

  • Certificado digital e-CPF em nome dos sócios
  • Comprovante de endereço dos sócios
  • Última declaração de imposto de renda dos sócios (com recibo)
  • 2 cópias autenticadas do RG de cada sócio
  • 2 cópias autenticadas do CPF de cada sócio.

Todavia, caso a sua empresa já tenha um endereço comercial definido, é preciso ter em mãos a cópia do IPTU do imóvel. E, se ele for alugado, o contrato de locação deve ser apresentado.

Leia também: Quanto Custa Para Abrir Um CNPJ? Conheça Os Valores!

Quanto tempo leva o processo de abertura?

Como Belo Horizonte foi uma das primeiras cidades a utilizar um sistema digital durante toda a criação de uma nova empresa, o processo de abertura ocorre de forma bem rápida.

Por isso, muitas empresas se regularizam e passam por todo o processo, em um período de dez dias úteis. Porém, frequentemente esse prazo é ainda menor, podendo acontecer em uma semana.

Ana Luzia Rodrigues

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

2 dias ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

3 dias ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

3 dias ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

3 dias ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

3 dias ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

3 dias ago