Como fazer a contabilidade de empresas MEI?

Ser Microempreendedor Individual é uma forma de formalizar diversas atividades de profissionais liberais no Brasil. Uma vantagem da modalidade também é poder ter seu negócio sem precisar ter faturamento ou giro de caixa. A categoria passou a vigorar em 2009 e hoje são mais de 8 milhões de pessoas que empreendem neste formato. O cadastro é simples e a taxa paga mensal também é acessível para que o empreendedor possa crescer e se destacar no mercado. 

Mesmo sendo um negócio pequeno, toda a organização financeira é bem vinda, apesar de a contabilidade do CNPJ MEI ser bastante simples, podendo ser feita pelo próprio empreendedor, dispensando o gasto extra com contador. 

Dicas para fazer a contabilidade

Caso o microempreendedor puder contar com a ajuda de um contador, sempre será bem vindo, já que os processos financeiros muitas vezes são novidade, e muitas vezes é comum que – por não contar com o auxílio de um profissional – acabem pagando o percentual máximo no imposto de renda ou errem no preenchimento e envio das declarações.

Alguns cuidados necessários são importantes quando se tem um CNPJ, um deles é fazer a organização da empresa, separando as contas da pessoa física e da pessoas jurídica. Para te ajudar a simplificar alguns processos, o Bling, que é um sistema de gestão ERP online, auxilia no gerenciamento financeiro, cadastro de clientes, suporte especializado, emissão de notas fiscais, boletos bancários, entre outras funções. Dispor de um sistema de gestão também facilita na hora de comprovar renda e justificar gastos apresentados no Imposto de Renda. 

Especificidades da categoria

A contabilidade MEI exige alguns cuidados, como o preenchimento do Relatório Mensal das Receitas Brutas. Até o dia 20 de cada mês, para manter o controle sobre o faturamento, o processo é extremamente simples e pode ser realizado 100% online, pelo Portal do Empreendedor.

Esse processo é importante para manter a organização inclusive para a hora de enviar a Declaração Anual Simplificada (DASN-SIMEI). Esse é o momento que todos os relatórios são reunidos para chegar a um faturamento total. Por lei, esse total não pode ultrapassar o limite de R$ 81 mil, que caracteriza a formalização como MEI. 

O MEI no e-commerce

A categoria tem crescido muito no meio online. Lojas virtuais são formatos interessantes para quem quer começar a vender no e-commerce. Alguns marketplaces não oferecem planos especiais para MEIs, por Isso porque muitas vezes exige-se a emissão de nota fiscal com chave eletrônica, opção não disponibilizada para quem é dessa categoria.

Mas é possível sim empreender como MEI dentro do e-commerce, principalmente para quem já tem uma loja física e quer escoar o estoque. 

Dica para contadores

Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos. Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, o curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber.

Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda, SPED e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!


Com informações Bling

loureiro

Recent Posts

Imposto sobre herança: o que você precisa saber sobre o ITCMD em 2025

Fique por dentro de tudo a respeito do imposto sobre herança

14 horas ago

Trabalhadores estão antecipando o FGTS antes da nova regra; entenda

Com 52% planejando antecipar o FGTS antes da nova regra, entenda o que muda, quem…

14 horas ago

Guia do Trabalhador: 6 direitos garantidos pela CLT em 2025

Lei trabalhista em vigor traz muitos benefícios aos trabalhadores e a maioria desconhece

14 horas ago

Contabilidade: imensa transformação que aguarda o setor em 2026

O papel do contador está sendo reimaginado no mercado brasileiro, migrando da conformidade para a…

16 horas ago

Correios em crise: o retrato da ineficiência e do uso político das estatais brasileiras

Durante décadas, os Correios foram símbolo de confiança. A empresa pública entregava cartas, encomendas e…

17 horas ago

Saque-aniversário do FGTS sob novas regras a partir de novembro. Confira!

Confira como as mudanças afetam os trabalhadores em 2025

19 horas ago