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Como fazer a declaração anual do MEI em 2025? Prazo já começou!

Anualmente as empresas e pessoas físicas devem cumprir suas obrigações como o Imposto de Renda, no caso do MEI (Microempreendedor Individual), deve ser apresentada a Declaração Anual do MEI. É preciso conhecer essa obrigação.

O MEI deve obrigatoriamente apresentar a sua declaração anual, o prazo de envio dessa obrigação em 2025 já começou, portanto, é o momento de se organizar para transmitir essa declaração.

Acompanhe os próximos tópicos deste artigo e saiba tudo sobre a Declaração anual do MEI em 2025. Se mantenha informado!

Declaração Anual do MEI

A DASN-SIMEI (Declaração Anual do Simples Nacional do Microempreendedor Individual), ou simplesmente declaração anual do MEI, já pode ser elaborada pelos empreendedores e ela deve ser entregue no prazo.

Na declaração anual de 2025 devem constar informações básicas de receitas e despesas ocorridas em 2024, ela deve ser transmitida à Receita Federal, o prazo para entrega termina no dia 31 de maio.

O envio desta declaração com atraso gera multas para o Microempreendedor Individual, o valor mínimo da multa é de R$50, podendo aumentar conforme o atraso.De acordo com a Receita Federal, o contribuinte que enviar a DASN fora do prazo estará sujeito à multa de atraso de 2% ao mês, limitada a 20% sobre o valor total dos tributos declarados. A multa é emitida automaticamente após a transmissão da declaração.

Como enviar esta declaração?

‘ A seguir, vamos explicar o passo a passo para o MEI, mediante seu CNPJ, realizar a declaração:

  • Acesse a página de declaração do DASN-SIMEI no site da Receita Federal e informe o CNPJ e os caracteres alfanuméricos;
  • Na linha “original” selecione “2024”;
  • No campo “Valor da Receita Bruta Total”, informe o valor total do seu faturamento no ano passado;
  • No campo abaixo, se o MEI não for apenas um prestador de serviços, deverá informar o valor das receitas. Referentes às atividades de comércio, indústria e serviço de transporte intermunicipal e interestadual;
  • Informe se o MEI teve algum empregado no ano referente;
  • Na tela seguinte você irá visualizar um resumo das informações. Basta conferir se elas estão corretas e clicar em “Transmitir”;
  • Para finalizar, imprima e guarde o recibo da declaração. Nele constam as informações prestadas, o horário de envio para a Receita Federal e o número de controle.

A declaração também ocorre no Portal do Empreendedor do Gov.Br.

Quais documentos são precisos?

Os documentos que devem ser utilizados para elaborar a Declaração Anual do MEI em 2025 são os documentos ligados ao faturamento do empreendimento em 2024.

Os documentos principais para DASN-SIMEI são os seguintes:

  • Notas fiscais emitidas em 2024;
  • Extratos bancários;
  • Dados de vendas feitas por boletos e cartões
  • Informações do funcionário (Se houver).

Basicamente são esses os documentos necessários para elaboração da Declaração anual do MEI, e como citamos, essa é uma obrigação bem simples de se elaborar, mas também muito importante para os Microempreendedores Individuais.

Ana Luzia Rodrigues

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

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