Designed by @olly / Freepik
A reforma da previdência de 2019 alterou a regra da idade mínima para aposentadoria da mulher. Após as mudanças, as seguradas agora devem atingir 62 anos para poderem receber o benefício.
Contudo, a reforma instituiu regras de transição no intuito de não prejudicar quem estava relativamente próximo de se aposentar. Desta maneira, a idade mínima exigida vem aumentando progressivamente a cada ano, e em 2022 não será diferente.
Previamente, é preciso enfatizar as regras da aposentadoria estipuladas pela reforma da previdência para homens e mulheres. Confira:
No entanto, como já brevemente introduzido, foi criada uma regra de transição para não prejudicar quem estava próximo de atender os antigos requisitos da aposentadoria. A regra estipula um acréscimo de 6 meses na idade da mulher a cada ano progressivamente, até que a idade exigida pela reforma seja atingida em 2023.
Neste sentido, para se aposentar em 2021 a mulher precisa possuir 61 anos de idade. Contudo, a partir de janeiro do próximo ano, será necessário possuir 61 anos e 6 meses. Vale ressaltar que de 2023 em diante, a idade mínima ficará fixa em 62 anos.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…