fonte: google
Ao contrário do que pensamos, os dias de carnaval não são considerados feriados, exceto se houver leis municipais ou estaduais que assim estabeleça.
O Estado do Rio de Janeiro é o único que declarou a terça-feira de Carnaval como feriado, a nível estadual, por meio da Lei Estadual 5.243/08.
Já nos municípios, é preciso verificar em cada cidade se existe lei municipal que tenha instituído o Carnaval como feriado.
Sendo assim nos municípios, o carnaval deve ser declarado feriado por lei municipal, e caso as empresas não puderem dispensar o empregado da jornada de trabalho, por motivo de exigência da atividade desenvolvida, os empregados que trabalharem nestes dias deverão ter folga compensatória em outro dia da semana, ou deverão receber a remuneração diária em dobro.
Já nos municípios e estados onde o Carnaval não é feriado, a jornada de trabalho é normal, sem qualquer pagamento adicional, e não há folga compensatória. E no caso, do empregado faltar injustificadamente, perderá o dia de serviço, e estará sujeito a ações disciplinares.
Gostaríamos que conhecessem nosso treinamento completo e totalmente na prática de departamento pessoal e eSocial para contadores. Aprenda todos os detalhes do departamento pessoal de forma simples e descomplicada. Saiba tudo sobre regras, documentos, procedimentos, leis e tudo que envolve o setor, além de dominar o eSocial por completo. Essa é a sua grande oportunidade de aprender todos os procedimentos na prática com profissionais experientes e atuantes no segmento, clique aqui acesse já!
Com informações Mayara Santos Advocacia
Fique por dentro de tudo a respeito do imposto sobre herança
Com 52% planejando antecipar o FGTS antes da nova regra, entenda o que muda, quem…
Lei trabalhista em vigor traz muitos benefícios aos trabalhadores e a maioria desconhece
O papel do contador está sendo reimaginado no mercado brasileiro, migrando da conformidade para a…
Durante décadas, os Correios foram símbolo de confiança. A empresa pública entregava cartas, encomendas e…
Confira como as mudanças afetam os trabalhadores em 2025