A prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um procedimento realizado anualmente pelos segurados com o objetivo de evitar fraudes e pagamentos indevidos pela Previdência Social.
No total, cerca de 36 milhões de aposentados e pensionistas de todo país devem cumprir a exigência, contudo, desde o início da pandemia da covid-19 muita coisa mudou com relação à prova de fé.
Isso porque durante todo o período de pandemia, a obrigação de realizar o exame ganhou diversos adiamentos até que em fevereiro deste ano, novas regras com relação ao exame foram definidas.
Embora tenhamos novas regras que explicaremos a seguir, a prova de vida continua sendo obrigatória e a comprovação da fé continua sendo exigida para continuar com o pagamento do benefício.
Contudo, através da portaria nº 1.408 publicada no Diário Oficial da União no dia 2 de fevereiro, a prova de vida deixou de ser presencial e passou a se basear-se no cruzamento de bases de dados do governo.
Agora em vez de o aposentado ou pensionista ter que se dirigir à agência bancária para provar que está vivo, cabe ao INSS certificar-se de que o segurado não faleceu.
Dessa maneira, a ida ao banco para comprovação da fé será opcional e utilizada apenas como último recurso. Isso porque o INSS agora possui acesso a diversos dados para cruzamento de informações, como:
Além disso, somente quando não for possível através do cruzamento de dados realizar a comprovação de vida, o segurado será notificado, no mês anterior ao de seu aniversário, sobre a necessidade de realizar a prova de vida.
Por fim, outro ponto importante é que o INSS tem até o dia 31 de dezembro deste ano para implementar as novas mudanças trazidas pela portaria nº 1.408.
Dessa forma, até a respectiva data, não haverá nenhum tipo de bloqueio no pagamento do benefício por falta da comprovação de vida.
Novo sistema permite que mais de 16 milhões de microempreendedores definam seu plano de pagamento
A ferramenta consolida informações sobre o estoque de créditos tributários sob gestão da instituição
O governo anunciou que o Programa Reforma Casa Brasil entrará em vigor a partir do…
Os cassinos online cresceram num ritmo impressionante nos últimos anos — tanto no Brasil quanto…
As entidades sindicais com cadastro ativo no CNES não sofrerão nenhum impacto no seu registro…
A aprovação da Reforma Tributária no Brasil, com a transição para o Imposto sobre Valor…