As escalas de trabalho determinam as regras de entrada e saída dos funcionários da empresa. Entre elas está a Jornada de Trabalho 6×1 que define basicamente que serão seis dias trabalhados para um de descanso.
Essa escala de é muito utilizada em setores que precisam continuar funcionando, ainda que aos finais de semana.
Isso pode ocorrer com os vendedores de shopping, com os profissionais de hospitais, com os operadores das indústrias, funcionários de hotéis, bares e restaurantes. Estes setores não param aos finais de semana, então como encaixar uma boa escala?
Neste sentido, a escala 6×1 enquadra-se bem às necessidades desses segmentos, porque é possível organizar a rotina de trabalho dos funcionários. Nessa escala, a cada seis dias trabalhados, o colaborador folga um.
Trabalhar numa escala 6×1 significa que o funcionário vai trabalhar seis dias e folgar um. A carga horária dessa escala, portanto, se manterá de acordo com as regras da CLT, oito horas por dia e 44 horas semanais.
Todavia, esta escala corre riscos. É que a deputada Erika Hilton (PSOL/SP) está elaborando uma proposta de emenda constitucional (PEC) na qual solicita a revisão da Consolidação das Leis do Trabalho.
De acordo com a deputada, a proposta é tentar reduzir a jornada de trabalho no Brasil e surgiu em parceria com o Movimento Vida Além do Trabalho (VAT).
Entre as justificativas para um fim desta escala é dar maior equilíbrio entre a vida profissional e pessoal e possibilidade para aprimorar as qualificações profissionais.
De qualquer forma, antes de qualquer alteração, a proposta precisa passar pelo Congresso Nacional.
A confusão é bem comum, mas é mais simples do que parece. A escala de trabalho trata-se da organização dos dias de trabalho e das folgas dos funcionários. Enquanto isso, a jornada de trabalho define quantas horas o colaborador deve estar à disposição da empresa por dia.
Por exemplo, Joaquim trabalha na escala 6×1. Sendo assim, a empresa já definiu que ele vai trabalhar seis dias da semana para folgar um. Neste caso, Joaquim já tem conhecimento dos dias que terá folga.
Além disso, ele sabe que a sua jornada de trabalho é de 8h por dia, de segunda a sexta, e de 4h aos sábados.
Na hora de organizar a jornada de trabalho dentro da escala 6×1, é possível separar o número de horas de, no mínimo, duas formas. Na primeira, o funcionário deve trabalhar 7 horas e 20 minutos todos os dias.
Ou então, ele pode trabalhar 8 horas de segunda a sexta-feira e, aos sábados, apenas 4 horas.
O depósito extra é destinado a uma parcela específica de segurados. Confira!
A gestão de estoque é essencial para o sucesso de negócios com produtos físicos, evitando…
O pedido é feito de forma totalmente digital, pelo site da Receita Federal
Mais da metade dos negócios foi iniciado após inclusão na base de dado
Novo sistema permite que mais de 16 milhões de microempreendedores definam seu plano de pagamento
A ferramenta consolida informações sobre o estoque de créditos tributários sob gestão da instituição