Categories: ChamadasMEINews Yahoo

Como funciona a legislação do Microempreendedor Individual?

Você sabia que o MEI não pode ser cobrado pela prefeitura sobre nenhum tipo de taxa? Na matéria de hoje vamos esclarecer um pouco mais sobre este assunto. Continue conosco e confira. 

MEI

A maneira mais fácil de formalizar o seu negócio é através do MEI “Microempreendedor Individual”, pois, o  mesmo acontece de maneira fácil e rápida e ainda é feito online e de forma gratuita. 

O procedimento poderá ser feito através  do portal do Empreendedor ou pela plataforma dá dicas MEI (https:/formalização.dicasmei.com.br). 

Taxas extras para o MEI

A Lei complementar 123/2006, estabelece que o município não pode cobrar taxas extras para o microempreendedor individual. 

Porém é primordial que o MEI cumpra alguns requisitos dentro da legislação da cidade em que ele reside/atua.

  1. Alvará
  • Neste o Microempreendedor Individual é dispensado da obtenção de alvarás e licenças de funcionamento, a finalidade disto é facilitar a abertura e o funcionamento de pequenos negócios no Brasil.
  1. Viabilidade
  • Esta pesquisa poderá ser realizada na prefeitura de forma gratuita, com a finalidade de verificar o local que o MEI pretende montar  a sua empresa, sendo necessário estar atento se é permitido para instalação das atividades.

E para os Microempreendedores que já são formalizados?

Para estes é necessário apenas realizar a atualização no cadastro no Portal do Empreendedor, seguindo o mesmo procedimento, concordando termo de ciência e responsabilidade e dispensa de alvará de licença de funcionamento. 

MEI que ainda não se formalizaram

Para estes que pretendem se formalizar, é necessário primeiramente concordar com os termos, logo não é necessário aguardar a visita dos agentes públicos para abrir a empresa. 

Mas, independente da dispensa do documento, o microempreendedor individual tem a obrigação de cumprir alguns requisitos, sendo: 

  1. Restrições ao uso de espaços públicos;
  2. De segurança pública;
  3. Tributárias;
  4. Ambientais;
  5. Sanitárias.

Dica Extra do Jornal Contábil: MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio.  Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. 

Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com toda burocracia, risco de inadimplência e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta.E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio.

Por Laís Oliveira. 

Laís Oliveira

Recent Posts

MEI: contratar plano de saúde PME reduz custos e amplia cobertura

O MEI pode economizar até 40% em comparação com a contratação como pessoa física

5 horas ago

Classificação fiscal: o que é e o que muda com Reforma Tributária

Trata-se de um processo de identificar e atribuir a cada produto um código numérico padronizado,…

7 horas ago

13º salário: veja o valor da multa para quem atrasou a 1ª parcela

Trabalhadores podem procurar as Superintendências de Trabalho para efetuar a reclamação por atraso no pagamento…

7 horas ago

Banco Central lança portabilidade de crédito no open finance

Funcionalidade estará disponível ao público em fevereiro

9 horas ago

Agenda Tributária: confira os prazos e obrigações de dezembro

Confira a agenda tributária de dezembro e evite problemas com o Fisco

9 horas ago

Governo devolve tributos a pequenas empresas exportadoras

O Programa Acredita Exportação garante a devolução de parte dos valores pagos ao longo da…

10 horas ago