Contabilidade

Como lidar com o estresse da profissão contábil?

Lidar com o estresse na profissão contábil é um desafio real, mas superável. O dia a dia do contador é repleto de prazos apertados, legislação complexa e em constante mudança. 

Além disso, tem a responsabilidade de garantir a conformidade fiscal e financeira de empresas e pessoas. Essa combinação pode levar a altos níveis de pressão e, consequentemente, ao estresse. No entanto, existem estratégias eficazes para gerenciar essa tensão e promover um ambiente de trabalho mais saudável.

Veja a seguir 6 dicas de como manter a saúde mental sob controle e controlar a pressão que a profissão causa diariamente.

6 dicas de como lidar com o estresse da profissão

1. Organização e Planejamento

A bagunça e a falta de direção são grandes catalisadores de estresse. No campo contábil, isso se intensifica. 

Dessa forma, crie rotinas e cronogramas detalhados para cada tarefa, dividindo grandes projetos em etapas menores e mais gerenciáveis. Utilize ferramentas de gestão de projetos ou até mesmo agendas digitais para visualizar seus prazos e prioridades. 

Antecipar-se aos períodos de pico, como fechamento de balanços ou declarações de imposto de renda, e distribuir a carga de trabalho de forma mais equitativa ao longo do ano pode fazer uma grande diferença.

Leia também:

2. Mantenha-se Atualizado, Mas Sem Pânico

A legislação tributária e contábil muda o tempo todo, e a pressão para se manter atualizado é imensa. Em vez de tentar absorver tudo de uma vez, defina um tempo diário ou semanal dedicado à leitura e ao estudo. 

Participe de cursos e workshops focados nas áreas mais relevantes para o seu trabalho. Mais importante do que saber tudo, é saber onde encontrar a informação e como interpretá-la. Tenha fontes confiáveis e consulte-as quando necessário, sem se sobrecarregar.

3. Invista em tecnologia e automação

A tecnologia é uma aliada poderosa na redução do estresse. Muitos processos contábeis que antes eram manuais e demorados agora podem ser automatizados por softwares específicos. 

Desde a emissão de notas fiscais até a conciliação bancária e a geração de relatórios, a automação libera tempo para tarefas mais estratégicas e reduz a margem de erro. Pesquise e invista em sistemas que se adequem à sua realidade e simplifiquem seu trabalho.

4. Estabeleça limites e saiba dizer não

É comum que contadores acumulem responsabilidades, seja por clientes que demandam mais ou por colegas que pedem ajuda. Aprender a estabelecer limites claros entre sua vida profissional e pessoal é crucial. 

Evite levar trabalho para casa constantemente e saiba quando dizer “não” a novas demandas se sua carga de trabalho já estiver excessiva. Priorize sua saúde mental e não se sinta culpado por isso.

Participe do Portal Nacional da Reforma Tributária: Acesse em

5. Cuide do seu bem-estar físico e mental

A saúde do corpo e da mente está diretamente ligada à capacidade de lidar com o estresse. Reserve um tempo para atividades que você gosta, seja praticar exercícios físicos, ler, passar tempo com a família e amigos ou ter um hobby. 

Uma alimentação equilibrada e uma boa noite de sono também são fundamentais. Se sentir que o estresse está afetando significativamente sua vida, não hesite em procurar ajuda profissional, como um terapeuta ou psicólogo.

6. Desenvolva uma rede de apoio

Compartilhar experiências com outros profissionais contábeis pode ser muito enriquecedor. Participe de grupos de discussão, associações ou eventos da área. 

Ter pessoas que entendam os desafios da sua profissão e com quem você pode trocar ideias e desabafar pode aliviar a sensação de isolamento e oferecer novas perspectivas.

Conclusão

Lidar com o estresse da profissão contábil não é um luxo, mas uma necessidade para garantir uma carreira longa, produtiva e satisfatória. 

Ao implementar essas estratégias, você não apenas melhora sua qualidade de vida, mas também eleva a qualidade do seu trabalho.

Curso Viver de Contabilidade:

Transforme seu conhecimento em resultado! Todos os procedimentos contábeis na prática que o mercado exige. Comece agora aqui!

Ana Luzia Rodrigues

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Recent Posts

Contador e os direitos autorais: como orientar o cliente e ficar dentro da lei

Ficar atento aos direitos autorais faz parte do papel do contador para orientar seus clientes

3 dias ago

Você conhece o auxílio-acidente e como fazer seu cálculo? Veja aqui!

Quer saber quanto é o valor pago pelo INSS pelo auxílio-acidente? Veja aqui.

3 dias ago

Receita Federal informa parada programada do ecossistema CNPJ

Trata-se da entrada em produção do Módulo de Administração Tributária que traz impacto para a…

3 dias ago

Plano de saúde para MEI em São Paulo: como usar seu CNPJ para pagar menos?

Plano de saúde para MEI pode ser a alternativa mais econômica para microempreendedores que desejam…

3 dias ago

Simples Nacional sem mistério: aprenda quando usar o DAS Avulso e garanta sua regularidade fiscal!

O DAS Avulso é uma guia que reúne em um único documento os impostos municipais,…

3 dias ago

Receita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões

Este lote vai beneficiar 214 mil contribuintes.

3 dias ago