Como manter a saúde mental no trabalho com a chegada do fim do ano

Nem sempre paramos para pensar nisso, mas o bem estar mental afeta toda a nossa vida. Nesse sentido, quando se fala de saúde mental no ambiente de trabalho, temos uma grande oportunidade de melhorar a carreira profissional.

Assim, cuidar da saúde física e mental possui grandes implicações positivas não só no ambiente de trabalho, sendo fator positivo para o clima organizacional, mas na vida como um todo.  Com a chegada do fim do ano, a pressão aumenta ainda mais e os especialistas em saúde mental entram em cena para ajudar a melhorar a qualidade de vida dos empresários.

Dessa forma, na leitura a seguir vamos destacar a importância de cuidar da saúde mental no ambiente laboral e como as empresas podem ajudar.

Saúde Mental no ambiente de trabalho

Um conceito atual de saúde mental no ambiente de trabalho é sentir-se bem dentro do ambiente laboral, com boas relações interpessoais e perspectivas positivas sobre o futuro.

A saúde mental dentro do cenário corporativo muitas vezes se manifesta com atos. Por exemplo, um líder que sabe dar um feedback de forma clara, respeitosa e edificante, mostra que sabe trabalhar seu equilíbrio psíquico.

Doenças Mentais relacionadas ao trabalho

Há centenas de transtornos mentais catalogados atualmente. No entanto, muito tem sido mudado no sentido dos efeitos do meio laboral no bem-estar psíquico. Isso só reforça a importância de cuidar da saúde mental no ambiente de trabalho.

Por exemplo, desde 1 de janeiro de 2022, entrou em vigor a CID 11, a mais recente classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que estabelece a Síndrome de Burnout, também chamada de Síndrome do Esgotamento Profissional, como “estresse crônico de trabalho que não foi administrado com sucesso”.

Além disso, é comum a presença de transtornos de ansiedade, depressão  e síndrome do pânico dentre os funcionários das empresas.

Afinal, estamos falando de condições extremamente prevalentes na população geral. Segundo estimativas da OMS há cerca de 260 milhões de pessoas sofrendo de transtornos de ansiedade e 300 milhões de depressão ao redor do globo. Esses números cresceram 25% nos últimos anos durante a pandemia.

Qual a importância da Saúde Mental no ambiente de trabalho?

Entender que o cuidado da saúde mental é uma prática diária e constante é o primeiro passo para atingir mais qualidade de vida no trabalho.

Quando você está em equilíbrio consigo mesmo é possível transbordar ao outro tal estado. Assim sendo, o cuidado com a saúde mental no ambiente de trabalho afeta não só o aspecto individual, mas sobretudo o coletivo.

Somente equipes com colaboradores equilibrados mentamental conseguem estabelecer uma boa comunicação entre si e, consequentemente,  construir pontes que aumentam a sinergia no dia a dia do trabalho.

Todavia, quais as consequências de um ambiente de trabalho que falta esse olhar mais atencioso com a saúde de seus colaboradores? Dentre as principais repercussões podemos citar:

  • Absenteísmo (prática habitual de abandonar o cumprimento de deveres e funções do  cargo);
  • Aumento do turnover (alta rotatividade de pessoal em uma organização);
  • Afastamento;
  • Aposentadoria precoce.

Tais consequências representam custos importantes às corporações, o que pode resultar até mesmo no fechamento de negócios.

Como as empresas podem ajudar nessa situação?

As organizações devem ter três abordagens:

  1. proteger a saúde mental reduzindo os fatores de risco relacionados ao trabalho;
  2. promover a saúde mental ao desenvolver aspectos positivos de trabalho e as habilidades dos empregados;
  3. enfrentar casos de problemas de saúde mental independentemente da causa.

Outras medidas incluem entender as oportunidades e necessidades dos empregados individualmente, ajudando a desenvolver melhores políticas para a saúde mental no ambiente de trabalho.

Muitas iniciativas podem ajudar indivíduos com transtornos mentais. Particularmente, a flexibilidade da jornada de trabalho, o enfrentamento de dinâmicas negativas do ambiente e a comunicação sobre apoio confidencial podem ajudar pessoas com transtornos mentais a continuar ou retornar ao trabalho.

Além disso, os acessos a tratamentos demonstraram ser benéficos para a depressão e outros transtornos mentais. O profissional do RH precisa focar em seus colaboradores e, caso você tenha se identificado com as situações descritas acima, pode procurar ajuda na própria empresa ou com profissionais.

ATENÇÃO CONTADOR: Renegociamos as dívidas fiscais de seus clientes na Receita Federal, PGFN, CADIN. Administrativamente ou judicialmente. Deixe uma empresa especializada cuidar disso com segurança!
Conheça a Creditook – Clicando Aqui!

Ana Luzia Rodrigues

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Recent Posts

Ex-coordenador do INSS é preso por determinação da CPMI

O ex-coordenador-geral de pagamentos e benefícios do INSS, Jucimar Fonseca da Silva, foi preso na…

3 minutos ago

RAT: Empresas e Receita Federal se enfrentam por cobrança de adicional de aposentadoria especial

A contribuição varia de 6% a 12% sobre a remuneração de trabalhadores expostos a agentes…

2 horas ago

Contabilidade de uma empresa: por onde começar?

Dicas básicas de como iniciar seu negócio de forma assertiva

3 horas ago

Receita adia exigência do preenchimento de IBS/CBS para janeiro de 2026

O adiamento significa que notas fiscais emitidas a partir de janeiro de 2026 não serão…

3 horas ago

BC lança função que bloqueia abertura de contas sem autorização; veja como ativar

Na última segunda-feira (1) o Banco Central lançou o BC Protege+, serviço gratuito que permite…

3 horas ago

Golpes usam nome e CPF do contribuinte para simular cobranças da Receita

Mensagens exigindo pressa e prazos de minutos são sinal de golpe: a Receita Federal nunca…

4 horas ago