Como manter o organismo fortalecido contra Covid e outras doenças

Essa pergunta vem sendo feita desde que se instaurou no mundo a pandemia da Covid 19. Contudo, a resposta para não contrair a doença, ainda é um mistério. A ciência ainda não chegou a uma cura. Apenas as vacinas estão sendo aplicadas, mas mesmo assim não é garantia. Afinal, perdemos muitos entes queridos que já haviam recebido as duas doses.

Então, afinal de contas, o que fazer para aumentar a imunidade? Nesta leitura vamos esclarecer sobre o sistema imunológico e medidas que podem ser tomadas para a prevenção. Acompanhe.

Que medidas devemos adotar?

Normalmente, as pessoas buscam dois caminhos principais: o uso de suplementos e fórmulas com vitaminas ou a alimentação saudável e rica em nutrientes. Esta última opção certamente é melhor, mas entenda que não existe nenhum alimento capaz de produzir milagres. O segredo é a variedade de cores no prato. Isso é possível por meio de uma alimentação com legumes, folhas, cereais, laticínios e carnes. Já os suplementos não devem ser usados sem uma orientação médica. 

Com a pandemia do coronavírus, esse tema ganhou bastante força, mas o que a ciência sabe sobre isso? Vejamos.

O que é sistema imunológico?

Primeiramente, vamos explicar o que é o sistema imunológico. Trata-se de um conjunto de células e órgãos que atuam na proteção do organismo contra infecções. Quando um microorganismo, como o novo coronavírus, invade o corpo e o deixa a pessoa doente, esse sistema entra em ação para combatê-lo e recuperar o bem estar o quanto antes.

Nossa imunidade é um sistema composto por vários mecanismos que precisam estar em equilíbrio para funcionar de maneira eficiente. Por ser tão complexa, é muito difícil estudar isoladamente cada fator que pode interferir no  funcionamento do sistema imune. Entretanto, isso não significa que os cientistas simplesmente não explorem a relação de uma boa imunidade com estilo de vida.

Afinal, o que fazer para aumentar a imunidade?

A melhor forma de você melhorar a imunidade é adotando o estilo de vida mais saudável possível, com uma dieta adequada, hidratação e prática de exercícios físicos. Ou seja, para o bom funcionamento de todo nosso corpo, o sistema imune deve estar sempre preparado para nos proteger das agressões. O primeiro passo para isso é uma alimentação saudável. Assim, os nutrientes são essenciais para a multiplicação e funcionamento completo das células de defesa.

Além disso, devemos evitar coisas que causam danos ao corpo. Estes bons hábitos saudáveis de vida fazem toda a diferença:

  • não fumar;
  • manter um peso corporal adequado;
  • evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
  • praticar exercícios físicos regularmente;
  • dormir bem;
  • se prevenir de doenças infecto-contagiosas;
  • momentos de relaxamento e desconexão das notícias e das redes sociais.

E os idosos? Porque correm mais riscos?

Os idosos são mais vulneráveis a doenças infecciosas porque estudos já comprovaram que a nossa resposta imune diminui com o envelhecimento. Além disso, essa faixa etária tem mais chances de desenvolver formas graves e de apresentarem dificuldades para se recuperar.

Por isso, os idosos são um grupo de risco para várias doenças, entre elas a covid-19. Estudos apontam que com a idade, produzimos menos linfócitos que são importantes para nossa imunidade. Por isso, idosos são mais suscetíveis a infecções.

Vitaminas e suplementos ajudam realmente a nos proteger?

Há vitaminas e minerais que são muito importantes para o sistema imunológico, como o zinco e a vitamina C. Com uma alimentação saudável, você terá toda a quantidade deles. Uma grande vantagem: quando você come frutas e vegetais variados, seu corpo ganha também outras substâncias que ajudam a proteger o corpo, mas que não estão presentes nos suplementos. Por isso,  você só deve tomar suplementos ou fórmulas quando seu médico receitar.

Não existe um alimento ou suplemento que cure a covid-19! É muito melhor comer com variedade do que exagerar no limão para ter muita vitamina C. Bem nutrido, seu corpo terá mais força para enfrentar as doenças.

Aliás, vários médicos e estudiosos são da opinião de que suplementos vitamínicos não fazem a menor diferença. Tudo não passa de um mito. A eficácia de manter o organismo resistente está na alimentação e na exposição ao sol para a aquisição de vitamina D. 

Portanto, o essencial para que você mantenha o bom funcionamento do seu corpo é manter hábitos saudáveis. Uma dieta balanceada, a prática regular de exercícios e a adoção de medidas de prevenção de doenças contagiosas. Estes serão os grandes aliados para que seu corpo esteja melhor preparado para combater eventuais doenças.

Ana Luzia Rodrigues

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

18 horas ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

22 horas ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

22 horas ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

23 horas ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

24 horas ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

1 dia ago