Categories: Destaques

Como o marketing dos influenciadores pode ajudar o seu negócio a crescer

Propaganda, marketing digital, mídias sociais… Essas são algumas maneiras populares de divulgar o seu negócio. Mas ao longo dos últimos anos, uma nova maneira de fazer o maketing da sua empresa começou a se tornar popular: o uso de influenciadores.

Um influenciador, ou digital influencer, é alguém que tem uma audiência que se envolve em sua área de atuação. Eles podem ser blogueiros, youtubers, instagramers ou alguém com uma forte presença no Facebook, no Twitter ou no Snapchat. A audiência deles respeita e ouve o que eles têm a dizer sobre determinado assunto.

Se você puder ter um ou mais influenciadores que falem sobre o seu negócio, é como trazer os seguidores deles para ouvir você, o que pode significar um aumento considerável nas suas vendas.

No mundo do marketing dos influenciadores, existem três diferentes tipos:

Celebridades: essas são as Kardashians do mundo; estrelas do cinema e da música são as que geralmente cobram extremamente caro para endossar uma ideia ou atrelar a sua imagem.

Grandes influenciadores: esses são aqueles que conquistaram as redes sociais há muito tempo e conseguiram elevar o número de seguidores à casa dos milhões. Essas pessoas estão cobrando muito dinheiro para endossar um produto, mas é pouco provável que eles vão recomendar alguma coisa apenas pelo dinheiro. A reputação deles também é importante.

Micro influenciadores: eles podem ter apenas alguns milhares de seguidores, mas são altamente engajados e interessados naquilo que têm a dizer. São esses influenciadores que os pequenos negócios devem buscar. Endossos por preços mais acessíveis ou negócios até mesmo sem custo é o que você pode esperar.

Como fazer isso?

1. Comece fazendo uma pesquisa no Google

Procure pelas palavras-chave do seu negócio e filtre pela área ou localização em que você está. Por exemplo, se você é um florista no Paranpá, busque “flores” ou “blogs de plantas em Curitiba”. Se os seus termos de pesquisa forem muitos específicos e não retornarem nenhum resultado, amplie sua busca, tanto nas palavras-chaves quanto na localização. Um florista pode ser importante para aqueles que planejam casamentos, blogueiros de estilo de vida e mamães blogueiras.

Uma vez que você consiga alguns resultados, crie uma planilha para salvar essa informação. Inclua a URL, o endereço de e-mail (se estiver disponível) e todos os links de mídias sociais que eles possam ter, incluindo o número de seguidores. Além disso, tome nota de como é o envolvimento em seus posts. Por exemplo, eles conseguem 100 likes por fotos no Instagram? A relação entre o número de likes e o número de seguidores é boa se comparada a grandes celebridades?

E os posts no Instagram têm muitos comentários? Você deve observar uma média de envolvimento entre 2% e 5% em uma conta de Instagram bem-sucedida. Para obter a taxa de envolvimento, divida o número de seguidores pelo número de likes mais o número de comentários.

[rev_slider alias=”ads”][/rev_slider]

 

2. Envolvimento

Comece a seguir as pessoas da sua lista nas redes sociais. Se você está no Twitter, criar uma lista com todas elas vão ajudar a tornar as coisas mais simples. Então, comece a conversar com o conteúdo delas. Curtir e comentar em seus posts, dar RT, compartilhar suas publicações e seus vídeos, tudo isso ajuda.

3. Convença

Uma vez que você tenha criado uma relação online com o influenciador, agora é hora de convencê-los. Escreva um e-mail personalizado para cada um deles, nominal (escreva o nome corretamente) e referencie um post recente ou alguma interação. Entenda que os influenciadores recebem mensagens como essas todos os dias, então o que você puder fazer para tornar a mensagem mais pessoal vai ajudar.

Deixe claro o que você está pedindo para ele(a) e o que você pode dar em retorno. Por exemplo, quando você se aproximar de uma mãe blogueira, talvez você possa oferecer flores para que ela utilize no aniversário do filho em troca de que ela escreva um post falando sobre o seu trabalho.

Note que o influenciador pode até se interessar pelo trabalho, mas que haverá algum tipo de cobrança pelo serviço. Nesse caso, depende de você e do seu orçamento decidir. Se você optar por seguir esse caminho, se assegure de criar um contrato entre você e o influenciador.

4. Execute

Dê as ferramentas para que a outra parte coloque o trabalho em prática e aguarde. Em geral, os influenciadores postam algo em um curto período de tempo.

5. Dê um retorno

Assegure-se de agradecer o influenciador, mas também ajude compartilhando como um louco a postagem. Em todas as suas redes sociais, de preferência. Marketing de influenciadores é uma grande maneira de apresentar um negócio pequeno para uma nova audiência.

Se tudo isso soar muito trabalhoso para você, saiba que existem agências especializadas em fazer esse trabalho. É bem possível que algumas já conheçam bem a área na qual você atua, então você pode contratá-las para fazer esse serviço para você.

Elas têm também elencos de influenciadores e talvez um deles seja apropriado para o seu negócio.

Texto original escrito por Rebecca Coleman para o blog Sage Advice Via Sage

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas não é apenas o CEO e Jornalista do Portal Jornal Contábil, mas também possui uma sólida trajetória como principal executivo e consultor de grandes empresas de software no Brasil. Sua experiência no setor de tecnologia, adquirida até 2013, o proporcionou uma visão estratégica sobre as necessidades e desafios das empresas. Ainda em 2010, demonstrou sua expertise em comunicação e negócios ao lançar com sucesso o livro "A Revolução de Marketing para Empresas de Contabilidade", uma obra que se tornou referência para o setor contábil em busca de novas abordagens de marketing e relacionamento com clientes. Sua liderança no Jornal Contábil, portanto, é enriquecida por uma compreensão multifacetada do mundo empresarial, unindo tecnologia, gestão e comunicação estratégica.

Recent Posts

Enem 2025: participantes já podem conferir os locais de prova

Cartão de Confirmação de Inscrição está disponível na Página do Participante

12 horas ago

Como o consumo inteligente está mudando hábitos e estilos de vida?

Consumo inteligente transforma hábitos diários e promove sustentabilidade, economia e bem-estar com ajuda da tecnologia…

13 horas ago

Mês das Micro e Pequenas Empresas: 5 tendências que vão guiar os negócios em 2026

Outubro celebra as MPEs, que representam 90% das empresas formais no Brasil; especialista da vhsys…

15 horas ago

SPED: Receita publica novas regras para CBS, IBS e IS na EFD ICMS/IPI

Confira as atualizações do SPED que detalham o tratamento fiscal dos novos tributos da Reforma…

15 horas ago

Receita esclarece sobre IOF em novas linhas de crédito rural e habitacional

Instrução Normativa atende a pedido de bancos e visa garantir segurança jurídica em operações criadas…

18 horas ago

Reforma Tributária: adaptar-se é questão de sobrevivência

Por Rodrigo Sartorio, diretor de produtos da TOTVS A aprovação da Reforma Tributária, instituída pela…

19 horas ago