Como posso consultar meu extrato de pagamentos do INSS?

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) coloca à disposição dos segurados uma plataforma digital onde é possível ter acesso ao extrato de pagamento dos benefícios da autarquia.

Trata-se da plataforma digital Meu INSS onde é possível ter acesso a consultas de diversos benefícios como o andamento do pedido de aposentadoria, recibos de contribuições, agendamentos e marcação de perícia. Tudo isso sem sair de casa e sem colocar a saúde em risco. 

O extrato é direcionado ao segurado que deseja controlar seus dados de pagamento, descontos de empréstimos e realizar comprovações, é importantíssimo realizar consultas, pois nele são descritas diversas informações com relação ao seu benefício.

Quer aprender como consultar este documento pela internet? Acompanhe conosco nesta leitura a seguir.

O  que é o extrato de pagamento do INSS?

Primeiro vamos entender o que é este documento. Trata-se de um relatório disponibilizado pelo INSS através da internet (ou em uma agência da Previdência Social) onde se encontram diversas informações sobre o benefício.

Nesse extrato, aposentados e pensionistas do INSS podem consultar a situação do benefício, data de pagamento, histórico de pagamentos de benefício, calendário de pagamento, dentre outras coisas.

Também é possível emitir o documento a qualquer momento através do site Meu INSS. Vamos explicar como, mais adiante.

Como consultar o Extrato de Pagamento do Benefício?

Esse documento é essencial na hora de conferir se está tudo correto com os valores da sua aposentadoria ou com a data, além de checar o banco em que o pagamento do seu benefício será feito. 

Para quem é cliente da Caixa Econômica Federal, a consulta do extrato pode ser feita pelo aplicativo da Caixa e também pelo internet banking. Dessa forma os correntistas não precisam se dirigir até as agências de atendimento.

A consulta é muito rápida e simples. No aplicativo da Caixa, é só acessar a aba “Extrato Previdenciário”. Lá estão todas as informações das movimentações do segurado.

Contudo, lembramos que antes de mais nada é preciso fazer o cadastro prévio através do site Meu INSS e criar um login e uma senha. Depois de acessar o aplicativo é só conferir os extratos, tanto do INSS quanto do FGTS. Dessa forma, todas as informações podem ser consultadas facilmente, sem limites de acompanhamento.

Portal Meu INSS

A consulta é feita pela internet através do portal Meu INSS. Basta seguir os seguintes passos:

  1. Acessar o site Meu INSS;
  2. O segundo passo caso seja seu primeiro acesso, será fazer seu cadastro, clicando no botão “login”, em seguida selecione a opção “Cadastre-se”;
  3. O terceiro passo é criar uma senha com, no mínimo, 8 caracteres, com letras e números.
  4. Se você já tem o cadastro, você só precisa selecionar a opção “login” no canto superior direito da tela no Meu INSS;
  5. E o último passo é acessar o sistema com sua senha, escolher a opção desejada e pode consultar saldos e até imprimir o extrato.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Ana Luzia Rodrigues

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

2 dias ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

3 dias ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

3 dias ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

3 dias ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

3 dias ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

3 dias ago