Fonte: Google
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) está sempre passando por mudanças. No ano passado, mais uma alteração foi feita e ficaram estabelecidas mudanças na validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Entrou em vigor em 12 de abril de 2021, a Lei 14.071/2020 que alterou alguns itens para fazer a renovação de CNH. Nesta leitura vamos explicar qual o procedimento em alguns estados, quais são os documentos necessários e as consequências de atrasar esse processo.
Com a mudança na lei, o exame de aptidão física e mental, a ser realizado no local de residência ou domicílio do examinado, deverá ser renovado nos seguintes prazos:
Para solicitar a renovação de CNH, o condutor deve entrar em contato com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Em alguns estados, como Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Norte, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais, é possível fazer o pedido pela internet.
Os valores para renovação também variam de acordo com a unidade federativa. Por isso, pesquise antes de solicitar.
Nos estados brasileiros em que a CNH pode ser feita on line, o procedimento é bem simples e evita do cidadão ter que se deslocar até a agência do Detran economizando tempo. Veja a seguir:
Aqui vão duas informações importantes: Motoristas que tenham algum tipo de restrição podem ser convocados a comparecer pessoalmente ao órgão de trânsito para realizar a renovação. Já os motoristas que estão renovando a CNH fora de seu Estado de origem também precisam ir ao Detran para solicitar a renovação da CNH.
Se no seu estado não há como realizar o processo via internet, não tem problema. Você terá que ir até uma agência do Detran mais próxima e seguir os passos:
Feito esse procedimento, basta esperar o prazo estipulado para a confecção da Carteira de Habilitação e buscá-la no Detran. O prazo não é demorado. Em torno de 15 a 20 dias.
Para realizar a renovação – seja online ou pessoalmente – é preciso ter em mãos os seguintes documentos:
De acordo com o artigo 162 do CTB, dirigir veículo com validade da Carteira Nacional de Habilitação vencida há mais de trinta dias é infração gravíssima com penalidade de multa (R$ 293,47), recolhimento da CNH e retenção do automóvel – até a apresentação de um condutor habilitado.
Apesar da lei expressar claramente a tolerância quanto à data de vencimento, não há, oficialmente, um período estipulado para que o condutor solicite a renovação da CNH. Em muitos Estados, o padrão é o motorista pedir uma nova carteira de motorista nos 30 dias antes do seu vencimento.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…