Como saber quando poderei me aposentar? Confira

A análise que certifica o direito à aposentadoria, pode ser um procedimento bem complexo. Afinal de contas, existem diferentes detalhes que precisam ser levados em consideração, no momento de conferir o que falta para o segurado atingir os requisitos necessários para se aposentar. 

Nesta linha, em grande parte, muitos terão que se ater aos critérios voltados à idade mínima e ao tempo de contribuição junto à Previdência Social. Contudo, as regras podem ser diferentes, a depender da modalidade de aposentadoria requerida, ao contrário do que muitos pensam não existe um única “faceta” do benefício. 

De modo breve, haverá critérios que variam, de acordo com a categoria do benefício. Atualmente o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), permite que o segurado consiga a aposentadoria por idade, invalidez, deficiência, atividade especial e tempo de contribuição. 

Ademais, ainda existem variações dentro das próprias categorias, e mudanças determinadas pela Reforma da Previdência de 2019. A nova lei trouxe diversas alterações, além de criar regras de transição, para atenuar os impactos das novidades. 

Como eu previamente disse, são muitos detalhes a serem levados em conta. Contudo, um novo serviço promete “reduzir” toda essa complexidade, de modo a, pelo menos, dar uma noção ao segurado que deseja saber por quanto deverá continuar trabalhando até conquistar o direito do tão sonhado descanso. 

Simulador do INSS

Em suma, o simulador da autarquia chega ao tempo restante para aposentadoria, considerando os critérios de idade mínima ou tempo de contribuição. Ainda haverá a possibilidade de acrescentar vínculos empregatícios que não constam na plataforma, que impactam diretamente no formato do cálculo. 

Desta maneira, o trabalhador consegue entender o tempo que ainda resta para conquistar a aposentadoria. O serviço serve como uma ferramenta de consulta que, apesar de não exercer a exata função de um advogado previdenciário, já auxilia o segurado nesta dúvida recorrente relacionada à aposentadoria. 

A consulta é feita diretamente pela plataforma Meu INSS que pode ser acessada por meio do navegador da internet ou baixando o aplicativo no celular. Na tela inicial, basta digitar “Simular aposentadoria” e clicar na opção que fica disponível.

Lucas Machado

Recent Posts

Comunicado Saiu: 13º salário INSS 2025 com pagamento antecipado e liberação de 14ª parcela

O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…

2 horas ago

Novo programa da Previdência quer equilibrar finanças de estados e municípios

O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…

5 horas ago

Bolsa Família paga benefícios de outubro entre os dias 20 e 31; confira

Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…

6 horas ago

1ª edição do Fórum Ibracon Jovem reúne especialistas e jovens profissionais para discutir o futuro da auditoria independente

Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido

6 horas ago

BC aponta alta de 0,4% na atividade econômica em agosto

A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…

7 horas ago

Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor

O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…

9 horas ago