Como tirar o extrato do INSS para declarar no Imposto de Renda 2022?

O extrato do INSS é o informe de rendimentos fornecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ao aposentado ou pensionista anualmente. Inclusive, o comprovante do INSS para o Imposto de Renda é um documento que auxilia na declaração dos valores recebidos pelo beneficiário durante o ano anterior.

Esse extrato é, ainda, fundamental para o preenchimento adequado da declaração anual de ajuste do IRPF do aposentado ou pensionista.

Quer aprender como tirar o extrato do INSS a fim de declarar o IR 2022? Vamos explicar como fazer. Acompanhe!

Do que se trata o extrato do INSS para o IR?

Assim como outras fontes pagadoras e instituições financeiras, o Instituto Nacional do Seguro Social também disponibiliza um documento voltado para o preenchimento apropriado da declaração do Imposto de Renda: o extrato ou, ainda, o informe de rendimentos da autarquia.

O comprovante do INSS para o Imposto de Renda serve para que os contribuintes que receberam algum benefício do instituto durante o ano-calendário da declaração possam preencher o documento do Imposto de Renda sem dificuldade.

Como tirar o extrato do INSS para o IR 2022?

O documento pode ser emitido pela internet, sem a necessidade de comparecer a uma unidade física do instituto. Para isso siga as instruções:

  1. Entrar no portal Meu INSS ou acessar o aplicativo de mesmo nome;
  2. Insira login e senha ou, se esse for o seu primeiro acesso, forneça os dados solicitados na área de login e faça seu cadastro;
  3. Escolha a opção “Extrato para o Imposto de Renda” do lado esquerdo da página.
  4. Emita o documento.

Como declarar o extrato do INSS no IR 2022?

Os rendimentos do INSS não são isentos do Imposto de Renda e, por isso, devem ser declarados na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ”.

No entanto, aposentados com 65 anos ou mais, a partir do mês em que completam essa idade, possuem uma isenção de R$ 1.903,98 por mês ou 22.847,76 ao ano referente a esse rendimento.

Além disso, os proventos de aposentadoria ou reforma motivada por acidente em serviço, observados por portadores de doenças graves ou moléstia profissional, também são isentos de Imposto de Renda.

Esses últimos, por sua vez, devem ser declarados na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis” nas respectivas linhas:

  • Linha 10: “Parcela isenta de proventos de aposentadoria, reserva remunerada, reforma e pensão de declarante com 65 anos ou mais”.
  • Linha 11: “Pensão, proventos de aposentadoria ou reforma por moléstia grave ou aposentadoria ou reforma por acidente em serviço”.

Qualquer informação adicional estará discriminada no informe de rendimentos do INSS, incluindo as parcelas isentas e tributáveis do benefício. Ou seja, saber tirar o extrato do INSS para o Imposto de Renda e declará-lo corretamente é o que importa. Afinal, com o documento em mãos, todos os outros passos serão facilitados.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Ana Luzia Rodrigues

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

1 dia ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

1 dia ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

1 dia ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

1 dia ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

1 dia ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

2 dias ago