Fique Sabendo

Compras com Pix podem ser parceladas a partir de setembro

O Banco Central anunciou que, a partir de setembro, o sistema Pix contará com uma nova funcionalidade que permitirá o parcelamento de pagamentos diretamente no ato da compra. 

Batizada de “Pix com crédito”, a novidade permitirá que consumidores dividam valores em parcelas, enquanto os comerciantes continuarão recebendo o montante total da venda à vista, como já ocorre na versão atual do Pix.

A medida deve ampliar a concorrência com os cartões de crédito, ao oferecer uma alternativa digital, prática e sem a intermediação das bandeiras tradicionais. A experiência de uso será padronizada para todos os bancos e fintechs, o que, segundo o BC, garantirá segurança e facilidade para os usuários em qualquer instituição.

Leia também:

Vantagens

De acordo com o Banco Central, a nova funcionalidade trará vantagens também para os comerciantes. Com a confirmação imediata do pagamento total, as empresas não precisarão aguardar dias para receber os valores ou pagar taxas de antecipação, o que pode beneficiar principalmente pequenos e médios negócios ao reduzir custos e melhorar o fluxo de caixa.

O Pix parcelado integra um pacote de inovações que o BC vem desenvolvendo para o sistema de pagamentos brasileiro. Entre as novidades previstas estão o pagamento com QR Code híbrido, que permitirá a integração de boletos ao Pix, e a possibilidade de realizar transações mesmo sem conexão com a internet, por meio de soluções offline.

Atualmente, o Pix é utilizado por cerca de 70% da população brasileira e lidera o volume de transações no país. Com o parcelamento, a expectativa é ampliar ainda mais sua presença e consolidar o sistema como uma das principais ferramentas financeiras no Brasil.

Participe do Portal Nacional da Reforma Tributária: Acesse em

Pix Automático

Desde junho, está em funcionamento o Pix Automático, novo recurso do Banco Central que permite o pagamento automático de contas recorrentes, como água, luz, internet, mensalidades escolares e seguros, por meio do sistema Pix. 

A funcionalidade é gratuita para o consumidor final e pode se tornar uma alternativa ao tradicional débito automático. O Pix Automático funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. 

A adesão ocorre a partir de uma solicitação da empresa ou instituição financeira, que envia uma notificação com informações como valor, frequência e data de vencimento.

O cliente pode autorizar o débito pelo aplicativo do banco ou diretamente com o prestador do serviço. Também é possível usar QR Code ou a função Pix Copia e Cola, se estiverem disponíveis na fatura. 

Em situações de fraude, o processo depende da análise das instituições envolvidas, seguindo os critérios já previstos no Pix. O cliente também pode configurar limites máximos por cobrança, optar por receber ou não notificações antes de cada débito e consultar o histórico de autorizações.

Curso e-Simples:

Curso de Recuperação do Simples Nacional. Aprenda a recuperar o PIS e Cofins de 60 meses em até 3 dias! Acesse: https://www.esimplesauditoria.com/curso-de-recuperacao-do-simples-nacional

Ana Luzia Rodrigues

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Recent Posts

Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor

O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…

28 minutos ago

Brasil é o segundo país que mais pesquisa por descontos na Black Friday, com 387 mil buscas no Google

O levantamento também revela os 10 produtos que mais despertam o interesse de compra dos…

2 horas ago

Receita nega vigilância sobre transações Pix e esclarece atuação contra fraudes

Órgão diz que não há qualquer tipo de vigilância sobre operações individuais feitas por meio…

2 horas ago

Receita Federal alerta contribuintes para novo golpe

A Receita Federal emitiu um alerta aos contribuintes sobre um novo golpe que tem se…

20 horas ago

Outubro das PMEs: 3 em cada 4 novos negócios nascem pequenos e já digitais

Entre janeiro e julho de 2025, 97% das novas empresas abertas no Brasil foram micro…

20 horas ago

Receita Federal libera leilão online com produtos abaixo do preço

A Receita Federal vai realizar um leilão com produtos apreendidos e abandonados, oferecendo itens com…

21 horas ago