Concursos

Concurso Correios: sindicato indica urgência nas convocações

Milhares de candidatos que alcançaram foram considerados aptos no concurso dos Correios que aconteceu no final de 2024 e estão aguardando as próximas etapas do certame, a demora nas convocações pode até mesmo afetar os serviços na empresa.

Com o atraso nas convocações e o contrato dos trabalhadores terceirizados chegando ao fim, a Federação Interestadual dos Empregados da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (FINDECT) explica que os serviços podem colapsar.

O sindicato FINDECT cobra prorrogação dos contratos dos trabalhadores terceirizados, que pode terminar ainda em abril, até que a convocação dos concursados aconteça.

O atraso no concurso dos Correios

Os inscritos esperavam que o concurso dos Correios tivesse o cronograma com as novas etapas em janeiro, a última atualização do concurso aconteceu em fevereiro com a divulgação do resultado definitivo das provas de nível superior e sem a data das convocações.

Os candidatos já sabem o resultado das provas e as classificações das suas regiões, agora falta a etapa de convocações e mais detalhes sobre as próximas fases do concurso, ainda não existe previsão.

Mais de um milhão de candidatos se inscreveram no concurso dos Correios, milhares de pessoas foram consideradas aptas e estão disputando 3.511 vagas (mais as oportunidades de um possível cadastro de reserva), sendo 3.099 para nível médio e 412 para nível superior. 

Leia também:

O ofício do sindicato

A FINDECT enviou um ofício ao presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, solicitando a prorrogação dos contratos dos terceirizados que trabalham nas unidades operacionais da empresa pública federal.

A renovação está prevista para não acontecer justamente por conta do concurso, mas os atrasos já indicam que os aprovados não assumirão os cargos tão cedo. No ofício a federação destaca que mesmo com os terceirizados a empresa enfrenta problemas e sem eles os serviços podem colapsar.

Confira abaixo um trecho do Ofício n.º SGD 543-2025:

“O encerramento dos contratos com os trabalhadores terceirizados, previsto para o final deste mês, sem que haja a devida reposição dos quadros com os candidatos aprovados no recente concurso público, trará consequências extremamente graves para a operação da empresa e para a qualidade dos serviços prestados à população”.

MEI 360: O sistema do Jornal Contábil é ideal para revolucionar a gestão do seu negócio! Conheça Agora

Matheus Vinicius Ribeiro

Recent Posts

Comunicado Saiu: 13º salário INSS 2025 com pagamento antecipado e liberação de 14ª parcela

O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…

7 horas ago

Novo programa da Previdência quer equilibrar finanças de estados e municípios

O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…

9 horas ago

Bolsa Família paga benefícios de outubro entre os dias 20 e 31; confira

Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…

10 horas ago

1ª edição do Fórum Ibracon Jovem reúne especialistas e jovens profissionais para discutir o futuro da auditoria independente

Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido

11 horas ago

BC aponta alta de 0,4% na atividade econômica em agosto

A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…

11 horas ago

Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor

O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…

13 horas ago