No último domingo, dia 15 de dezembro, aconteceram as provas para os concursos dos Correios, para cargos de nível médio e superior, mais de 1 milhão de pessoas foram realizar os exames.
Este foi o maior concurso do órgão dos últimos treze anos, o número de inscritos foi mais 1,6 milhão, essas pessoas concorreram a cargos de nível médio (carteiro) e superior (analista de Correios) para diversas especialidades de nível superior.
Como o concurso prevê apenas 3.511 vagas iniciais, o que parece pouco por conta da necessidade da pessoal dos Correios e pelo gigantesco número de inscritos, a maioria dos concurseiros está na dúvida sobre a existência de um Cadastro de Reserva.
A quantidade absurda de inscritos superou o concurso anterior que tinha mais vagas, o número no concurso realizado em 2011 foi de 1,1 milhão, que concorriam a mais de 9 mil oportunidades.
Como citamos, foram mais de 1,6 milhão de inscritos na prova, veja o número de inscritos:
Mais de 40% (671.308) dos 1,6 milhão de inscritos faltaram ao concurso, somente 1.000.692 candidatos compareceram para realizar a prova. Portanto, o exame teve um comparecimento de 59,85% dos inscritos.
Segundo a Federação Interestadual dos Empregados da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Findect), o número de vagas oferecido no concurso não resolve o problema da falta de trabalhadores:
“Em função disso, o nosso sindicato seguirá lutando para que tenhamos o maior número de contratados através do cadastro de reserva, pois, da forma que está, a empresa ‘enxuga gelo’ ao invés de resolver de fato os problemas dos Correios”.
O concurso terá validade de 1 ano, podendo ser prorrogado por mais 1 ano (totalizando 2 anos), nesse período todos os aprovados possuem chances de serem chamados. Portanto, o concurso pode ser válido até 2027 e tudo indica que um cadastro de reserva irá se formar, mesmo não estando previsto no edital.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…