Chamadas
Condomínios: Quem zela deste patrimônio?
Imagine que você vai comprar um apartamento em um condomínio. Entre as perguntas que você fará ao corretor imobiliário, será que constariam se o condomínio possui, por exemplo, dívidas de ações trabalhistas? Problemas com retenção de impostos?
Para além das questões de utilização de áreas comuns e vizinhanças, ao se te tornar coproprietário do condomínio, surgem também a coparticipação em problemas de natureza orçamentária, jurídica, trabalhista, contábil, entre outras. Por isso, esse administrador, hoje, precisa não só entender de várias temáticas, mas também estar muito bem assessorado. Afinal, é uma área multidisciplinar: direito, administração de empresas e contabilidade.
Os condomínios são especialmente desafiadores. Não são empresas, mas possuem patrimônio – muitas vezes, altíssimo – e recursos humanos. Suas regras constam em regimentos internos, contendo inúmeras particularidades, sendo mais ou menos complexas. E não há nenhum tipo de exigência legal sobre, por exemplo, a formação do gestor da organização condominial.
Também não existe previsão legal, hoje, sobre a obrigatoriedade de um profissional contábil ser o responsável pelos balancetes destas entidades, por exemplo. Assim como não existem modelos de planos de contas ou controle patrimonial.
Se o profissional da contabilidade é aquele que possui expertise para fazer essa análise e embasar a tomada de decisões, bem como para cuidar do patrimônio tanto de pessoas físicas quanto jurídicas, não restam dúvidas de que seu trabalho também é essencial para essas entidades, cuja complexidade é crescente.
Por isso, o Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro acaba de criar uma Comissão multidisciplinar para tratar da temática. O objetivo é atuar na articulação política para obter a regulamentação necessária,além de oferecer conhecimento e orientações gratuitos, por meio de eventos, cursos e elaboração de estudos e modelos de documentos.
Contar com um profissional da contabilidade devidamente registrado no CRC é ter a garantia de informações registradas e contabilizadas, uma revisão precisa de todos os documentos fiscais, análise dos impostos devidos, cumprimento de todos os prazos para envio das obrigações aos órgãos governamentais e, mais do que isso, algo que o dinheiro não compra: a segurança, aos condôminos, quanto a todas as informações apresentadas.
DICA EXTRA JORNAL CONTÁBIL: O primeiro passo para contadores Curso sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber.
Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda e muito mais.
Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!
E então: quem cuida do patrimônio do seu condomínio?
Por Rafael Machado, contador, Advogado e Administrador de Empresas, Coordenador da Comissão de Contabilidade Condominial do CRCRJ
Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro
-
Contabilidade5 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional5 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Reforma Tributária5 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Simples Nacional2 dias ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Simples Nacional3 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
Negócios5 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Contabilidade4 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
CLT4 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep