Você pega o seu carro para ir para o trabalho. É aquele dia que você está atrasado e nem quer pensar em parar pois precisa chegar na hora. No entanto, pelo caminho, um sinal ou semáforo acende a luz amarela. Você não pensa duas vezes, segue em frente, afinal está atrasado!
Mas será que essa pressa toda pode lhe causar uma multa daquelas? Saiba o que pode acontecer para quem não respeita a tal luz amarela!
Quando o condutor não respeita o semáforo (sinal) pode causar consequências gravíssimas. Portanto, antes da pressa, é bom obedecer o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Leia Também: Doenças mentais dão direito a aposentadoria do INSS?
Todos os dias, alguns motoristas ignoram as regras de trânsito. Muitos avançam o sinal por vários motivos. Porém, quem tem esse tipo de comportamento está cometendo uma infração. Avançar o sinal de trânsito, lidera o número de autuações na maioria das cidades do Brasil.
Muitos acidentes que acontecem em vias urbanas que se cruzam, acontecem na maioria das vezes, pelo fato do motorista ter ignorado o sinal.
A regra do CTB é bem clara, ultrapassar o farol vermelho é infração gravíssima, soma 7 pontos à CNH do condutor e ainda gera multa no valor de R$ 293,47, fora os possíveis prejuízos causados por acidentes.
Para aqueles espertinhos que gostam de avançar o sinal quando acende a luz amarela, precisam saber, que ela indica o término do direito de passagem do veículo, conforme o Manual Brasileiro de Sinalização Semafórica. A luz amarela é o aviso que você precisa parar o veículo.
Muitos motoristas acreditam que o sinal amarelo é uma extensão do sinal verde. Eles aproveitam para acelerar ainda mais o veículo para não ficar parados, na maioria das vezes, por apenas 30 segundos.
Sinal amarelo: Significa “atenção”. É um alerta para o condutor, que deve diminuir a velocidade e parar o veículo, prestando atenção se o carro de trás está em uma distância segura para parar também.
Leia Também: Mega da Virada: quanto rende o prêmio de R$ 500 milhões na poupança?
Sendo assim, é aconselhável diminuir a velocidade do automóvel já na cor amarela, assim, é possível parar logo que o sinal trocar.
O motorista que avança o sinal amarelo não é multado, isso porque no Código Brasileiro de Trânsito não contém nenhum artigo que diga que o condutor esteja cometendo uma infração ao avançar o semáforo amarelo.
Cabe a você, quando estiver numa via pública e visualizar o sinal amarelo em um semáforo, redobrar a sua atenção, desacelerando o veículo.
O amarelo surgiu por conta da abolição da cor branca no semáforo. A cor amarela foi escolhida, pois é bem diferente das outras duas cores, verde e vermelho, e consegue passar uma sensação mais imediata a quem estiver guiando.
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…