Confira 5 dicas para nunca ser demitido por justa causa

Ser demitido por justa é o grande medo de milhões de trabalhadores, que temem cometer um erro e perder seus direitos. Entretanto, não é tão simples ser demitido por justa causa, é preciso consultar o que diz a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Se você quer manter o seu emprego e evitar perder seus direitos trabalhistas em caso de demissão, existem alguns comportamentos que você precisa evitar e nós vamos te apresentar quais são eles.

Nesta matéria mostraremos algumas dicas para nunca ser demitido por justa causa nos seus trabalhos.

Evite faltar

O trabalhador para ser demitido por justa causa por conta de faltas (abandono de emprego) precisa faltar por quase 30 dias seguidos, entretanto, faltar ao trabalho constantemente, sem justificativa, pode ser considerado desídia, levando a demissão.

As faltas que não estão previstas na legislação como justificadas podem mostrar que você não se importa com a sua função e que não liga para o seu emprego.

Não se atrase

Se atrasar para o trabalho em algumas situações é comum, mas atrasos constantes podem transmitir falta de compromisso com o seu emprego, demonstrando que você não se preocupa tanto com a sua ocupação. Essa situação pode te levar a demissão por justa causa por desídia, sendo a negligência no cumprimento das funções.

Nessa e em outras situações, a empresa vai te alertar, te notificar e conversar com você por diversas vezes antes da sua demissão, portanto não se atrase e honre seu compromisso.

Não consuma bebidas alcoólicas antes de ir trabalhar

O consumo de bebidas alcoólicas é algo problemático na maioria das situações e em ambientes profissionais a embriaguez pode ser extremamente destrutiva. Chegar ao trabalho alcoolizado por diversas vezes pode fazer um trabalhador ser demitido por justa causa, por embriaguez habitual ou em serviço.

Não caia na armadilha de consumir bebidas alcoólicas antes de trabalhar, achando que ninguém vai perceber. Se você consome bebidas alcoólicas diariamente, ou fica muito tempo sem beber, mas quando consome álcool não consegue parar, procure imediatamente um médico psiquiatra.

Prática constante de jogos de azar.

Mesmo que os jogos de azar tenham sido considerados mais normais na atualidade, jogar constantemente e incentivar seus colegas e seguirem essas práticas, pode te levar a demissão por justa causa.

Portanto, evite apostas na empresa onde você trabalha, isso pode fazer com que você seja demitido sem receber os seus direitos.

Leia também:

Mau comportamento

Determinadas “brincadeiras” não são toleradas no ambiente de trabalho, portanto, ofensas aos colegas e a prática de Bullying pode levar o funcionário a ser demitido por justa causa, perdendo alguns dos seus direitos.

É fundamental entender que o ambiente de trabalho não é uma escola e que os trabalhadores não são crianças, determinadas ações não são toleradas e podem trazer para empresa e para o funcionário.

Matheus Vinicius Ribeiro

Recent Posts

Novas regras do BPC: governo detalha cálculo, deduções e conversão para auxílio-inclusão

Novas regras do BPC ampliam o cálculo da renda para incluir ganhos não formais e…

22 horas ago

Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!

A tributação monofásica do PIS e da COFINS já está presente no dia a dia…

1 dia ago

Publicada nova versão do Manual da e-Financeira v2.5

Entenda as principais mudanças que ocorrem com essa nova versão

1 dia ago

Atenção! Dirbi e PGDAS com prazo de envio até segunda-feira (20)

O atraso ou a falta de entrega das obrigações acessórias podem gerar diversas consequências negativas…

1 dia ago

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

Linha de crédito de longo prazo é direcionada a agricultores atingidos por calamidades climáticas entre…

1 dia ago

4 bancos estão suspensos pelo INSS e não podem oferecer consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito na qual o valor das parcelas é…

1 dia ago