Destaques
Confira dicas que podem ajudar você a elaborar um contrato social
O Contrato Social de uma empresa pode ser simplificado em sua definição como o documento que define sua constituição legal e as regras em torno de sua gestão.
É no Contrato social em que as regras e as condições sob as quais a empresa funcionará e onde estão estabelecidos são constados, assim como os direitos e as obrigações para cada um dos proprietários que compõem a sociedade.
Elaborando um Contrato Social
É desaconselhável que o empreendedor, sem a consultoria de um profissional especializado no assunto, elabore o Contrato Social de sua empresa.
Os contratos sociais devem seguir algumas regras do Direito Civil, e possuem cláusulas obrigatórias que irão estabelecer limites e formas de responsabilização dos sócios participantes, e por isso o correto é procurar um profissional adequado para a elaboração do Contrato Social, como um advogado ou um contador.
No entanto, saber quais os passos que devem ser seguidos na construção deste documento o ajudará a supervisionar o trabalho e evitar surpresas futuras, e para te ajudar, você pode seguir o passo a passo abaixo.
Passo a passo para elaborar o Contrato Social
De acordo com o Código Civil, em um contrato social deverão constar: qualificação dos sócios, denominação, objeto, sede e prazo da sociedade, capital social, percentual de participação de cada sócio no capital e nos lucros e perdas e indicação de um administrador da sociedade.
Qualificação dos sócios: Discriminar quem são os sócios da empresa. Padrão para todos os contratos.
Atividades e serviços desenvolvidos: Consulte a Classificação Nacional de Atividades Econômicas no site da Receita Federal para classificar a sua atividade empresarial, e conste ela no documento. Caso erre nessa etapa, você pode acabar tendo que arcar com multas e punições, portanto tenha um cuidado especial. É essa classificação que também definirá quais as notas fiscais que você poderá emitir (que são referentes a esta atividade econômica).
Tipo de empresa e local de operação: É preciso classificar sua empresa de acordo com as definições da Receita Federal, como por exemplo, Sociedade Limitada (Ltda), Sociedade Individua, Micro Empreendedor Individual (MEI), etc. Para tal, acesse o site da Receita. Local de operação é o endereço do estabelecimento.
Administradores e participação dos sócios: Especifique a divisão de quotas, e quem são os administradores da empresa.
Pro Labore: O percentual de pró-labore pode ser documentado no contrato social. Já a distribuição dos lucros feita aos sócios investidores não precisa ser documentado.
Deliberações: Estabeleça as regras para deliberações importantes, como por exemplo: Formato de distribuição de resultados (lucros), regras para entrada de novos sócios, regras para tomada de empréstimos, etc.
-
Contabilidade4 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional4 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Simples Nacional21 horas ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Reforma Tributária4 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Negócios4 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Contabilidade3 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Simples Nacional2 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
CLT3 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep