Chamadas
Conheça 3 erros que podem te atrapalhar na hora da perícia do INSS
A perícia médica do INSS é um importante instrumento usado para avaliar a incapacidade dos segurados e assim conceder os benefícios por incapacidade.
Por essa razão é extremamente importante não cometer erros na hora da perícia, pois ela irá definir o futuro do seu benefício.
Então resolvemos listar para vocês 3 erros que devem ser evitados para não ter problemas com a perícia médica do INSS. Confira!
1- Documentação incompleta
Falta de documentos é uma das principais razões para o INSS negar benefícios, por isso é preciso redobrar a atenção ao preparar a documentos que será entregue junto ao pedido da aposentadoria e de outros benefícios como auxílio-doença, pensão por morte e auxílio-acidente.
Segurados podem se prevenir em relação a problemas na documentação ao efetuarem no INSS um pedido de análise prévia a respeito do benefício. Outra opção é a consulta no site do órgão em relação aos documentos necessários para o pedido.
Veja os documentos básicos e que são obrigatórios para você levar no dia da perícia médica no INSS:
- documento de identidade (RG, CNH, etc) e o CPF
- comprovante de residência
- carteira de trabalho
- carnês de contribuição (a GPS – Guia da Previdência Social) e os comprovantes de pagamentos, caso você tenha pagado o INSS como contribuinte facultativo, individual ou MEI
- documentos médicos: laudos, exames, receitas, atestados e outros
Lembrando que os atestados médicos têm duração de 3 meses e quanto mais recente ele for melhor para você.
2- Mentir para o Médico Perito
Todo mundo já sabe que mentir é feio, mas neste caso ela pode te custar caro. Por isso sempre fale apenas a verdade ao perito e nunca exagere seus sintomas.
Quando perguntado pelo perito, fale de forma clara todos os sintomas que você sente, inclusive os efeitos colaterais dos remédios que você toma.
Não minta no tempo que você tem a doença pois os seus exames falaram o contrário.
3- Falar além do necessário
Quando o médico perguntar algo, responda de maneira objetiva, lembre-se quem é o médico que conduz a perícia e não você.
Chegar falando muito sobre seu problema pode gerar dúvidas se realmente você o tem. Não fique indagando muito os procedimentos que o médico fará.
Deixe que o médico faça as perguntas que ele entender conveniente para analisar o seu caso. No final, caso você ache que tenha algum fato importante que o médico não questionou, relate para ele.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
-
Contabilidade4 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional4 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Simples Nacional1 dia ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Reforma Tributária4 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Negócios4 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Contabilidade3 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Simples Nacional2 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
CLT3 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep