Conheça 5 rotinas contábeis no Simples Nacional

O Simples Nacional é um regime de tributação cuja finalidade é facilitar a vida do empreendedor, ele é direcionado para micro e pequenas empresas, as rotinas contábeis nesse regime tributário também buscam ajudar o empreendedor.

Por ser um regime tributário para Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), o Simples Nacional busca facilitar a rotina desses empreendimentos, trazendo menos burocracia e tributos.

No artigo de hoje vamos te apresentar 5 rotinas contábeis que as empresas pertencentes ao Simples Nacional devem cumprir.

5 rotinas contábeis no Simples Nacional

Veja abaixo algumas das principais rotinas que as empresas do Simples Nacional devem cumprir:

  1. Transmissão de declarações mensais e anuais

Entre as rotinas contábeis das empresas do Simples Nacional, a transmissão de declarações mensais e anuais, fazem parte do dia a dia dessas empresas, declarações são uma parte fundamental de qualquer empresa.

Confira abaixo as declarações anuais:

  • Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (DIRF): essa declaração responsável por apontar o Imposto de Renda de pessoas físicas e também jurídicas;
  • Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS): essa declaração informa à Receita Federal dados econômicos, sociais e fiscais das empresas do Simples Nacional.

Confira as declarações mensais:

  • Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb): essa obrigação está ligada às contribuições previdenciárias destinadas a terceiros;
  • Declaração Eletrônica de Serviços (DES): essa declaração é ligada a prestação de serviços e tem como finalidade substituir o livro de registro dos serviços prestados.
  1. Escrituração fiscal e contábil

Quase todas as empresas do Simples Nacional devem realizar o acompanhamento de seu negócio por meio da escrituração fiscal e contábil.

 Essa rotina é realizada pelos seguintes livros:

  • Livro Caixa;
  • Livro Registro de Inventário;
  • Livro de Serviços Prestados e Tomados;
  • Livro Registro de Entradas.
  1. Emissão de notas fiscais

Todas as empresas do Simples Nacional devem realizar a emissão de notas fiscais sempre que um serviço for prestado ou um for produto vendido. 

 As notas devem ser separada, como no exemplo a abaixo:

  • A NFS-e é emitida por empresas prestadoras de serviços e fazem o recolhimento do ISS;
  • A NF-e é para empresas que vendem produtos no comércio e recolhem ICMS.

Essa é uma das rotinas contábeis principais, então, as notas devem ser separadas e organizadas de acordo com tipo.

  1. eSocial

A transmissão de informações trabalhistas dos funcionários deve ser realizada através do eSocial, um sistema criado pelo governo que busca facilitar a vida do empregador brasileiro.

As empresas do Simples Nacional devem realizar o registro dos seguintes dados no eSocial:

  • CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social);
  • GPS (Guia da Previdência Social);
  • MANAD (Manual Normativo de Arquivos Digitais);
  • Folha de pagamento;
  • LRE (livro de registro de empregados);
  • CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho);
  • FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço);
  • Comunicado de dispensa (Se houver).
  1. Emissão e pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS)

A emissão e o pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) é uma das rotinas contábeis mais importantes para as empresas deste regime tributário simplificado.

O DAS engloba todos os tributos de uma empresa em uma só guia de recolhimento, portanto, emitir e pagar este documento é algo muito importante para saúde financeira do negócio.

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Matheus Vinicius Ribeiro

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